segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Gigante do samba cantará são lourenço da mata no carnaval 2010

A indicação de São Lourenço da Mata para sediar a Copa de 2014 vai virar tema-enredo de uma das mais tradicionais escolas de samba do Recife: a Gigante do Samba. O tema “Sou Lourenço, sou da Mata. Sou da terra do Pau-Brasil. Sou da Cidade da Copa 2014” foi anunciado pela direção da agremiação bicampeã (2008/2009) na noite deste último domingo, durante uma grande festa na quadra da escola, no bairro de Água Fria. Na ocasião, os integrantes da escola também conheceram o carnavalesco Hilário Silva, que ficará responsável pelo desenvolvimento do tema com a criação de fantasias e dos carros alegóricos.

A perspectiva é a de que a Gigante do Samba leve para a avenida no ano que vem cerca de dois mil integrantes. A idéia é que, tanto uma das rainhas da bateria, como uma das alas – com aproximadamente 100 componentes – saiam de São Lourenço da Mata. Para isso, já está sendo montado todo um cronograma de ensaios semanais, que acontecerão no próprio município a fim de deixar os são- lourencenses preparados para fazer bonito durante os 45 minutos de desfile.
Já em outubro, a escola escolherá o samba-enredo que cantará as riquezas do município. Além da conquista da Copa de 2014, a escola contará também a história do surgimento da cidade – uma das mais antigas do Brasil – desde a sua ocupação pelos índios Tupinambás, à colonização pelos portugueses e holandeses, passando pela riqueza do pau-brasil, a história de seus engenhos, e a tradição religiosa com a devoção a São Lourenço Mártir.

Ao todo, dez compositores concorrem à autoria do samba 2010, e passarão por uma comissão julgadora composta por membros da própria escola, representantes de São Lourenço da Mata, e especialistas da área cultural. “Esse é um tema muito rico, que foi escolhido depois de muito estudo da história de São Lourenço, e que foi muito bem recebido pelo nosso carnavalesco. Eu tenho certeza que vamos fazer um trabalho maravilhoso e que vamos ser tricampeões em 2010”, enfatizou o presidente da Gigante do Samba, Rivaldo Lacerda.

Fonte: Blog do Mário

Nenhum comentário:

Postar um comentário