quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Educação em Debate

Traçar novas diretrizes para o ensino municipal foi o principal foco da abertura da I Conferência de Educação de São Lourenço da Mata. O encontro teve início nesta quinta-feira (24) e segue até esta sexta-feira (25), das 8h30 às 12h30. A abertura da Conferência teve a participação das alunas da classe de educação especial do Colégio Hermínio Moreira Dias. Em uma apresentação de dança indiana, elas esbanjaram talento e conseguiram arrancar aplausos da platéia composta por profissionais de educação e representantes da sociedade civil.

Para compor a mesa do evento foram chamados o secretário de Educação, Amaro Barbosa, a vice-prefeita, Íris Moura, a secretária-adjunta de Educação, Rosane Santana, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretária executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado, Drª. Aida Monteiro, e as representantes do Sesc, Tereza Ferraz e Ladjane Carvalho.

O secretário Amaro Barbosa ressaltou que ações para a melhoria da educação no município já haviam sendo feitas previamente, através de pré-conferências em Tiúma, Concórdia e no Centro. “A importância da Conferência é o chamamento da sociedade civil para discutir e deliberar sobre a educação do município. E São Lourenço da Mata é o único município que nós temos conhecimento no Estado de Pernambuco que ampliou a participação da sociedade realizando três pré-conferências”, destacou.

Segundo a vice-prefeita Íris Moura, a iniciativa é de extremo valor para a cidade. “Essa é uma grande ousadia de nossa parte, porque sentar e discutir com vários segmentos não é fácil, mas graças a Deus temos grupos politizados para lutar. Nós mostramos nossas propostas e hoje estamos aqui para tentar resolver questões públicas. O sucesso de todo Estado ou país depende da educação. Sem ela, não vamos a lugar nenhum”, explicou.

A professora da UFPE e secretária executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado, Drª. Aida Monteiro, ministrou palestra com o tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação”. Para fechar o ciclo de palestras do primeiro dia, foi convidada a também professora da UFPE, Drª. Janete Azevedo.

Após as palestras foram realizados debates e grupos de trabalho. Para Amaro Barbosa, as palestrantes deram mais força ao evento. “As professoras que estão aqui tem trabalhos reconhecidos mundialmente. É difícil você reunir em uma Conferência Municipal pessoas tão renomadas junto a questão da educação”, completou.

Na sexta-feira (25), a programação do encontro segue com plenária de validação das propostas dos grupos de trabalho, eleição de delegados e encerramento oficial.

Publicado em 24/09/2009 por Juliana Aretakis / Redação-SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário