sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Assinada ordem para recuperação de Barragem de Goitá em São Lourenço

A Barragem de Goitá, no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR) será recuperada. A ordem de serviço foi assinada hoje. Os trabalhos serão realizados pela Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco (SRH/PE) e vão incluir a restauração das cabines de operação das comportas, stop-logs (mecanismos utilizados no controle da vazão da água), sistema elétrico, coroamento (parte mais alta da barragem) e demais estruturas afetadas pela oxidação.

As obras, orçadas em mais de R$ 220 mil, devem começar na próxima semana e serão concluídas em seis meses, segundo a gerente de operação e manutenção da infra-estrutura hídrica da SRH/PE, a engenheira civil Lorenzza Leite. Ela acrescenta que o serviço é de extrema importância para que o reservatório possa ser operado corretamente, principalmente durante o período de chuvas. por se tratar de uma barragem estratégica para o controle das cheias.

A barragem do Goitá é utilizada ainda para o abastecimento da população da região e integra o sistema Tapacurá, localizado na bacia hidrográfica do Capibaribe, de onde é proveniente a água utilizada para abastecimento de 42% da RMR. Goitá foi construída nos anos 70, após a grande enchente que atingiu o Recife e diversos municípios da região. O reservatório tem capacidade para armazenar 52 milhões de metros cúbicos de água.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário