sábado, 18 de junho de 2022

Sebastião Oliveira será oficializado na vice de Marília Arraes

 

Foto: Divulgação

Aliado de primeira hora da Frente Popular, tendo estado em todas as eleições do PSB desde 2006 tanto para governador quanto para prefeito do Recife, o deputado federal Sebastião Oliveira encerrou o casamento com os socialistas que durava dezesseis anos para ser oficializado como pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela deputada federal Marília Arraes que já tinha o deputado federal André de Paula como postulante ao Senado, sendo a primeira chapa a completar os nomes da disputa majoritária.

O anúncio ocorre neste domingo na cidade de Serra Talhada, reduto de Sebastião. Em seu lugar, o seu irmão, que é advogado e presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, será anunciado como pré-candidato à Câmara dos Deputados. Apesar de figurar num partido relativamente pequeno, a escolha de Sebastião Oliveira como vice-governador tem um forte simbolismo político, pois foi seu primo Inocêncio Oliveira em 2006 que deixou a União por Pernambuco para ajudar Eduardo Campos a sair do isolamento naquela disputa, sendo determinante para que se iniciasse a atual hegemonia da Frente Popular.

Além do simbolismo, Sebastião é um parlamentar bom de voto, em seus dois mandatos como deputado federal atingiu mais de 115 mil votos em 2014 e quase 130 mil votos em 2018, figurando entre os cinco mais votados do último pleito. Portanto, a chegada de Sebastião para a frente de Marília Arraes tem também forte apelo eleitoral, consolidando a pré-candidatura do Solidariedade no sertão, reduto que sempre deu aos Oliveira grande representatividade eleitoral.

Substituto – Na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, Waldemar Oliveira promete ser uma das surpresas desta eleição, pois irá não só com as bases do irmão, como também com a forte inserção que possui no meio jurídico e empresarial, onde tem grande representatividade. Dema, como é mais conhecido, tem tudo para fazer um excelente mandato em Brasília e manter a tradição da sua família que já tem doze mandatos na Câmara dos Deputados.

Expectativa – As contas para deputado estadual do PSB continuam bastante animadoras para os integrantes da legenda. Com grandes chances de Gleide Angelo repetir o desempenho de 2018, o PSB que tem outros nomes bastante representativos eleitoralmente, poderá eleger até vinte parlamentares para a Casa Joaquim Nabuco, o que significaria o melhor desempenho da história de um partido em Pernambuco.

Opções – Com a provável escolha da deputada estadual Alessandra Vieira para a vice de Miguel Coelho, o União Brasil poderá avançar com um outro nome do agreste para a vaga de senador. Filiado ao Podemos e pré-candidato a deputado federal, o ex-senador Douglas Cintra ganha força nos bastidores para ser o escolhido. Ele não só ajudaria Miguel no agreste como no segmento empresarial, e poderia se cacifar para disputar a prefeitura de Caruaru em 2024.

Chuvas – Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Alepe, o deputado Wanderson Florêncio (Solidariedade) comanda, na próxima segunda-feira, a partir das 14h30, uma audiência pública para as causas das tragédias ocasionadas pelas chuvas em Pernambuco.

Inocente quer saber – Afinal de contas, qual é a melhor solução para frear o preço dos combustíveis no Brasil?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário