sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Usina solar começa a ser construída na Arena Pernambuco



Está em processo de implantação uma usina solar na Arena Pernambuco, com potencial instalado de 1 MWp, o equivalente ao consumo médio de 6 mil pessoas. Orçado em R$ 10 milhões, o projeto integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) "Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira", de três distribuidoras do grupo Neoenergia, empresa que trabalha em parceria com a Odebrecht.

O sistema é composto por painéis solares fotovoltaicos que captam a luz solar incidente e a transformam em energia elétrica, passando por um inversor que converte a energia para a comumente utilizada em indústrias e residências. A energia gerada será destinada preferencialmente ao abastecimento do estádio, que é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Apesar disso, quando não estiver operando para a arena, a usina vai atender à rede de distribuição convencional.

O preço de implantação e operação da usina não acarretará custos extras ao orçamento estimado para o estádio, pois serão arcados pelas empresas envolvidas no projeto da planta solar.

Localizada numa área de 52 hectares em São Lourenço da Mata, a 19 km de distância de Recife, a Arena Pernambuco terá capacidade para comportar 46 mil pessoas. No final de janeiro, a Odebrecht concluiu a fase de montagem dos elementos pré-moldados e iniciou a etapa de finalização de implantação da cobertura, bem como a colocação dos assentos. A arena deve ser entregue em abril, dois meses antes da usina, que ficará pronta em junho.

Fonte :Piniweb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário