quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Construção do estádio pernambucano para a Copa do Mundo entra na reta final

Este mês marcou um avanço considerável na construção da Arena Pernambuco. Não há nenhuma obra prevista no empreendimento que não tenha sido iniciada. Todas elas seguem em um ritmo acelerado, visando a inauguração estimada pelos organizadores para 14 de abril. Ontem, a 48 dias da data, foi concluída uma das etapas mais importantes, com a instalação do último dos 22 módulos da cobertura. A imposição visual do estádio inverteu a curiosidade do público sobre o seu avanço, acima de 90%. Em vez de focar o que já foi executado, o 31º capítulo do Diário de uma Arena apresenta os pontos restantes num quebra-cabeças que superou prazos adversos e se firma como subsede da Copa das Confederações.


Ao içar o último módulo da cobertura pela manhã, atendendo a um estudo que indicava o vento ideal, de 2 metros por segundo, entre 5h e 7h, os trabalhadores liberam ainda mais espaço de trabalho no complexo de 52 hectares, cuja ocupação detém os materias necessários à finalização dos 9.9% em aberto. Todos os fornecedores já entregaram os produtos para o estádio, inclusive os componentes eletrônicos. A cobertura completa, por exemplo, abre caminho para a instalação dos 380 refletores, chamados de projetores de luz. Também anexo à estrutura metálica ficarão os dois telões, cuja montagem será em março. Os equipamentos de alta definição não ficarão atrás dos gols, mas nas diagonais sudoeste e nordeste.

Com o ritmo frenético nas obras, a ideia inicial de reduzir o pico de operários nos últimos meses foi deixada de lado, mantendo o efetivo em 4.600 homens, dia e noite. A área central do estádio, praticamente livre de máquinas, apresenta “ranhuras” vistas de longe. São as tubulações do sistema de drenagem, no derradeiro ponto da obra, segundo o diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura, Bruno Dourado. “Era uma obra desacreditada no prazo. Com muito empenho e esforço conseguimos colocar em dia um plano ousado de aceleração. Uma vez atacadas todas as frentes, resta fazer a conclusão”, diz. O gramado do tipo bermuda celebration, cultivado no CT do Náutico, será trazido em placas no fim do mês, dando de uma vez por todas uma cara de estádio ao palco que irá mudar o futebol do estado.



Fonte : Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário