segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Com anel superior da Arena PE feito, atenções se voltam para o gramado


Yuri de Lira/DP/D.A PRESS
Anel superior da Arena pronto, enquanto operários trabalham no futuro gramado































Mais uma etapa da construção da Arena Pernambuco foi finalizada. A conclusão do anel superior das arquibancadas decretou o encerramento da fase dos pré-moldados, fabricados no próprio canteiro da obra em São Lourenço da Mata. Ou seja, o estádio chegou à sua composição estrutural final, com todos os setores que irão abrigar os 46.214 torcedores previsos no masterplan do empreendimento.

A partir de agora, a prioridade vai ser a colocação do gramado, do tipo bermuda celebration, cultivado no centro de treinamento do Náutico desde novembro do ano passado, numa área de 19.200 metros quadrados, o dobro de um campo de futebol. Os preparativos para receber o futuro campo já iniciaram. Após terminarem o anel superior, os guindastes serão desmontados e em seguida retirados da parte interna do campo para que se possa fazer o rebaixamento e a drenagem do terreno, em pelo menos um metro. Do lado externo, ainda com guindastes, falta concluir a colocação da cobertura, na ala norte, a únca lacuna aberta na estrutura metálica.


“O prazo para a finalização do gramado será em meados de março”, garantiu Bruno Dourado, diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura. Todos os módulos da cobertura foram pré-montados no solo e içados totalmente prontos. Dessa forma, foi possível antecipar a colocação de telhas, forros e vidros enquanto as partes de concreto de sustentação estavam sendo preparadas. Vinda da Espanha, a estrutura do anel superior é formada por 22 módulos, feitos em aço e fixados sobre 68 pilares metálicos.

Segundo a Secretária Extraordinária da Copa, a previsão da inauguração da Arena Pernambuco é em 14 de abril, dois meses antes do primeiro jogo da Copa das Confederações. Mas justamente por conta da preservação do gramado, não deverá haver nenhuma partida nesse dia. Os testes oficiais, sob supervisão da Fifa, poderão acontecer entre 10 e 15 de maio.

O andamento da Arena - 90% concluída
99,6% - Estudos e projetos
100% - Terraplanagem
100% - Fundações
99,6% - Serviços preliminares
96,31% - Estruturas e contenções
64,18% - Arquitetura e acabamentos
84,75% - Cobertura
80,88% - Equipamentos
74,75% - Instalações
89,58% -Sistema viário e estacionamentos 

Fonte : Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário