quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Obras da Arena Pernambuco em ritmo acelerado









Caminhões, tratores, dois guindastes com capacidade para erguer 400 toneladas, máquinas diversas e cerca de 4.300 funcionários transportando e apertando peças quase 24 horas por dia. As obras na Arena Pernambuco, estádio que está sendo erguido em São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, seguem em ritmo intenso. Tudo para cumprir o cronograma apresentado à Fifa, cujo principal alvo é incluir o Estado na Copa das Confederações de 2013.

O anúncio oficial da quantidade de sedes que receberão jogos do torneio acontece na quinta-feira, dia 8 de novembro, em evento realizado no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. A Arena Pernambuco foi pré-selecionada para servir como um dos seis palcos para a competição, que ocorre de 15 a 30 de junho do ano que vem. Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília foram as outras cidades escolhidas.
A nova casa do futebol pernambucano está com 64% de sua obra física concluída, dado referente ao final de setembro. Para este mês, a estimativa é atingir os 71%. O crescimento de 7% ao mês é o maior até agora e dá sequência à aceleração iniciada no mês anterior, no qual o percentual subiu de 58% para 64%.
"A Arena Pernambuco é a obra que cresce em ritmo mais acelerado dentre os seis estádios que foram selecionados previamente para a Copa das Confederações. Acreditamos que o critério utilizado pela Fifa será a avaliação técnica e, por isso, seguimos confiantes na nossa confirmação no torneio”, disse o secretário estadual da Copa, Ricardo Leitão.
Há 15 dias, os principais sites nacionais voltaram a colocar em xeque a presença de Pernambuco no evento-teste para a Copa do Mundo de 2014. Tudo por conta da declaração do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que disse que o Brasil ainda não tem seis estádios prontos para receber a competição. Porém, em nenhum momento, o dirigente citou o Recife. Mesmo assim, nas redes sociais, pipocaram mensagens pondo a Arena Pernambuco em risco. Uma pressão que não é positiva.
“Estamos em contato direto com a Fifa. Passamos por um momento ruim no início do ano, quando tivemos que definir o plano de aceleração. Mas agora atingimos um bom patamar e estamos otimistas, apesar da complexidade que é a antecipação de uma obra desta magnitude”, disse Bruno Dourado, diretor de contratos da Odebrecht Infraestrutura, responsável pela construção.

GALERIA DE IMAGENS

OBRAS DA ARENA PERNAMBUCO CHEGAM A 71%
Legenda
Anteriores
  • Rodrigo%20L%F4bo%20JC/Imagem
  • Rodrigo%20L%F4bo%20JC/Imagem
  • Rodrigo%20L%F4bo%20JC/Imagem
  • Rodrigo%20L%F4bo%20JC/Imagem
Próximas




Por contrato, a Arena deveria ser entregue em dezembro de 2013. Mas como se abriu a possibilidade da participação de Pernambuco na Copa das Confederações, o prazo teve que ser antecipado. A Fifa exige a entrega do estádio em fevereiro do ano que vem. O primeiro modelo da tabela contemplou três jogos para Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cada uma. Brasília, capital federal, ficou apenas com a abertura, com a presença da seleção brasileira.

Fonte :J.C
por Marcos Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário