quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Gramado e área VIP podem deixar Arena Pernambuco fora da Copa das Confederações


O COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014 e a Fifa trabalham desde o final de setembro com a possibilidade de Recife ficar fora da Copa das Confederações, que será disputada em junho de 2013.
Este cenário faria a competição ter cinco sedes, e não seis: Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Rio receberiam as partidas.

Em novembro, a Fifa fará o anúncio oficial das cidades que receberão os jogos do torneio, teste para o Mundial.

A Folha apurou que o principal problema da Arena Pernambuco --estádio que está sendo construído na cidade de São Lourenço da Mata, na Grande Recife-- é o tempo hábil para que o gramado e as áreas de hospitalidade que a Fifa exige para os torneios que organiza fiquem prontos depois que a obra for entregue pela construtora.

A previsão é de que a Arena esteja de pé em 28 de fevereiro de 2013, três meses e meio antes do início da Copa das Confederações.

O COL estipula um período de três a quatro meses para que os estádios, depois de entregues, sejam adaptados com salas VIP, camarotes, área de imprensa e setores para patrocinadores, além do plantio da grama. Isso gera incerteza para a Fifa confirmar Recife em novembro. O sorteio das chaves do torneio será em dezembro.

Ontem, em visita ao estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que, neste momento, não há seis estádios prontos para a Copa das Confederações.

"Há poucos estádios que serão entregues no tempo [determinado]", disse Valcke.

Ele não citou Recife ou qualquer outra sede, mas elogiou BH. Ao lado da arena de Fortaleza, a obra em Minas é a mais adiantada, com mais de 80% de conclusão.

A Fifa, por meio de seu departamento de mídia, afirmou que não há sedes excluídas e que só em novembro será tomada uma decisão sobre o número de cidades da Copa das Confederações. O anúncio deve sair no dia 8.
-Técnicos da Fifa estiveram ontem na Arena Pernambuco, em uma visita padrão, e se reuniram com o secretário Luiz Ricardo Leite, responsável pela Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa de 2014) do Governo de Pernambuco. Foi apresentado a eles que a obra já tem 64% de execução concluída.
"As obras na Arena Pernambuco, assim como as de todos os projetos viários referentes à realização da Copa das Confederações, encontram-se em execução sem nenhuma pendência. Seguimos, então, confiantes em participar do torneio", disse Leite ao site da Secopa.

Se Recife ficar fora da competição, duas das partidas que receberia seriam repassadas para Brasília. A outra iria para Fortaleza, que se tornaria a sede com mais jogos em 2013, quatro.

Fonte: FOLHA.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário