quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Esquema de segurança para eleição contará com 21 mil policiais e bombeiros


A Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou, na manhã desta quarta-feira (03), o esquema de segurança para as eleições municipais do próximo domingo (07). As principais ações se concentram no aumento do efetivo, que será de mais de 21 mil policiais e bombeiros espalhados por todo o Estado. Cerca de seis mil policiais militares estarão envolvidos na manutenção da guarda das urnas em 3.230 locais de votação. A operação segue da próxima sexta-feira (05) até o dia do pleito.



O objetivo é dar apoio ao processo eleitoral, garantindo o policiamento das seções, a escolta dos disquetes das urnas, a ordem em grandes corredores de circulação de pessoas e coibindo crimes eleitorais, como a realização de propaganda irregular. No total, serão quase 19,4 mil policiais militares em plena operação, dos quais 5.556 estarão concentrados na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 13.824 no Interior, um aumento de 44% em relação ao efetivo utilizado nas eleições de 2010.



A Polícia Civil, por sua vez, contará com cerca de 1,9 mil profissionais (607 na RMR e 1.339 no Interior), um incremento de 6% em relação ao pleito de dois anos atrás. Já o Corpo de Bombeiros (CB) disponibilizará 309 servidores, sendo 186 no Grande Recife e 123 no Interior. A corporação estará de prontidão em 12 postos regulares e em quatro postos avançados (Água Fria, Ipsep, Setúbal e Cabo). A Polícia Científica, por fim, terá um efetivo de 89 profissionais.



Ao todo, serão empregadas 1.330 viaturas da PM, 487 veículos da Polícia Civil e 94 do Corpo de Bombeiros, inclusive embarcações. Dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) também estarão à disposição. O investimento ultrapassa R$ 1,9 milhão.



De acordo com o secretário de Defesa Social,  Wilson Damázio, a expectativa é que esse contingente seja suficiente para manter a paz durante as eleições. "Não vimos necessidade do reforço de tropas federais porque temos um efetivo que nos dá certa tranquilidade. Toda a SDS, juntamente com seus órgãos operativos, estarão à disposição da Justiça Eleitoral e do povo pernambucano para que tenhamos uma das eleições mais pacíficas", disse.



O secretário informou, ainda, sobre a expectativa de editar, até esta quinta-feira (04), a portaria que proibe a venda e o consumo de bebida alcóolica no dia da eleição. Com isso, a Lei Seca deve vigorar das 5h às 18h do próximo domingo.



REFORÇO - Devido ao acirramento do processo eleitoral em algumas partes do Estado, algumas cidades do Interior terão um esquema especial de segurança. No Sertão, será o caso dos municípios de Buíque, Cabrobó, Orocó, Trindade, Custódia, Ipubi, Itaíba, Afrânio e Bodocó. Na Zona da Mata, a medida atingirá as cidades de São Vicente Férrer, Palmares, Vicência, Carpina, Rio Formoso, Escada e Sirinhaém. Já no Agreste, haverá reforço policial em Agrestina, Caetés, Capoeiras, Sairé, Lajedo, Brejo da Madre de Deus, Camocim de São Félix, Bezerros e Bom Conselho.


Fonte :LUIZ FILIPE FREIRE, da Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário