segunda-feira, 25 de junho de 2012

É preciso promover políticas sobre mobilidade e acessibilidade urbana, diz especialista


Mestre em Políticas Públicas e Formas Alternativas de Energia, o jornalista Carlos Penna afirmou, nesta segunda-feira (25), que é preciso investir mais em ações que promovam a mobilidade urbana. Ele participa da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que debate os 10 anos do Estatuto das Cidades.

Penna destacou a importância de a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável , Rio + 20 ter apontado a necessidade de políticas para desestimular o transporte individual e chamou atenção para a preocupação que os governos devem ter com o sistema de transporte dentro das cidades, como uma questão estratégica.  Ele observou que as cidades já estão “entupidas” de automóveis e propôs que as empresas automobilísticas migrem para a produção de transportes coletivos, para que não se perca o esforço produtivo dessas instituições.

Carlos Penna ainda defendeu o incentivo na acessibilidade nas cidades, com a implementação de rampas, trilhas para deficientes visuais, calçadas lisas e niveladas aos transportes. Criação de bicicletários públicos e privados, criação de vestuários públicos e aumento dos investimentos em ônibus, vans e veículos leves sobre trilhos elétricos, também são medidas que o especialista indica para diminuir o número de automóveis dentro das cidades.

Fonte :Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário