O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado no final da tarde da
quarta-feira, 13 de junho, pela Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara
dos Deputados. O PNE, previsto no Projeto de Lei (PL) 8035/2010, determina 22
metas para que União, Estados e Municípios busquem melhorias na Educação do
país. Eles terão 10 anos, a partir da publicação da lei para atender o Plano.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha a tramitação do
projeto desde 2010 e alerta os prefeitos para duas destas metas: números 1 e 6.
A primeira trata do atendimento nas creches e na pré-escola. Segundo o PNE, os
Municípios terão de atender 50% de crianças entre 0 e 3 anos nas creches e 100%
dos alunos de 4 a 5 anos na pré-escola até 2016. O impacto financeiro para os
cofres municipais será de R$ 26 bilhões em 10 anos.
Na meta número 6, o
Plano determina que 25% dos alunos da educação básica, em 50% das escolas
públicas, tenham educação em tempo integral, ou seja, mais de 7 horas de aulas e
atividades.
É importante informar que a CNM não é contrária às metas e
sim ao fato de que não está especificado no texto do Plano quais serão as fontes
de recursos para financiá-las.
10% do PIB
Um
dos destaques do PNE e que causa polêmica entre partidos é a destinação de 10%
do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação. A CNM não é contra esse
porcentual, mas ressalta que é preciso constar na redação final do PL qual a
responsabilidade de cada ente na aplicação dos recursos.
O texto aprovado
na quarta-feira fechou em 8%, mas alguns deputados ainda reivindicam os 10%.
Atualmente, 5% do PIB são investidos no setor – em torno de 1% pela União de
acordo com pesquisa da Campanha Direito à Educação, e os outros 4% pelos Estados
e Municípios.
Tramitação
A Comissão de Educação ainda
deve analisar os destaques do PNE no dia 26 de junho. Se não receber nenhum
requerimento contra a decisão conclusiva da CEC, o PL 8035/2010 segue para o
Senado Federal. Caso seja aprovado algum requerimento, o projeto deve passar
ainda pelo Plenário da Câmara.
Fonte:CNM
Nenhum comentário:
Postar um comentário