sexta-feira, 29 de junho de 2012

Extrato do Documento de Arrecadação do Simples Nacional será disponibilizado para Municípios


Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram de uma reunião, no dia 27 de junho, com o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). No encontro, a CNM abordou o problema da ausência do extrato do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional-Declaratório (PGDAS-D) para os Municípios e a inconsistência dos arquivos solicitados por meio do aplicativo de requisições de eventos, disponibilizado no portal do Simples Nacional. Essas situações têm sido relatadas por diversos Municípios à entidade.

Na última reunião da Secretaria Executiva CGSN, realizada no início de junho, a CNM protocolou um ofício relatando diversas dificuldades encontradas pelos Municípios com relação ao sistema do Simples Nacional.

Na reunião realizada esta semana os casos apresentados como dos Municípios de Cruz Alta (RS), Carlos Barbosa (RS), Frederico Westphalem (RS) e Uberlândia (MG) com problemas no aplicativo de requisições e Jacareí (SP) com problemas de inconsistência das informações recebidas pelo DAF 607, entre outros casos, segundo o CGSN serão respondidos um a um.

De acordo com a CNM, desde o Seminário do Simples Nacional ocorrido em maio, a Receita Federal do Brasil (RFB) alega falta de orçamento como motivo para não disponibilizar o extrato. Por isso a CNM, mobilizou os Municípios e desde terça feira, 26 de junho, os entes têm se manifestado na defesa de sua representante no CGSN e da disponibilização da ferramenta.

Como resultado dessa mobilização a Receita Federal afirmou que recentemente conseguiram compor essa falta de recurso e que agora poderão realizar a ação. A previsão inicial é disponibilizar a ferramenta dia 17 de setembro. A CNM vai tentar reduzir esse prazo. Para isso, a entidade chama a atenção dos Municípios para que continuem mobilizados nesta questão como forma de garantir mais resultados positivos.

Acesse aqui e deixe suas manifestações para que os casos apresentados sejam solucionados o quanto antes.

Fonte:CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário