terça-feira, 26 de junho de 2012

Secretário-geral da Fifa enfim visitará as obras na Arena Pernambuco

O desembarque no Aeroporto Internacional dos Guararapes será às 10h30. Trinta minutos depois, ali mesmo, no hangar de voos executivos, a decolagem em um helicóptero em direção à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Expresso. A passagem pelo estado do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, será iniciada com um sobrevoo não só no estádio como nas principais vias de acesso, como o ramal da Copa e a rodovia BR-408, ambas em andamento. A altura deve variar entre 500 e 1.500 pés, com cerca de 30 minutos. O pouso será no próprio canteiro, onde o francês enfim conhecerá o projeto in loco. A visita acontecerá 111 dias depois da data anterior, reagendada devido ao polêmico episódio do “chute no traseiro”.

Com o fim do imbróglio entre Fifa e governo federal, o foco volta ao tema principal, a evolução das obras no país para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. No Recife, Valcke encontrará um avanço físico de 43% nas obras do estádio, com três partidas marcadas para o evento-teste do ano que vem. Em março, quando o dirigente deveria ter iniciado a segunda rodada de visitas nos dozes estádios, o índice era de 35%.

Se por um lado ele deve encontrar o empreendimento já com uma “cara” de estádio, com todo o contorno iniciado, inclusive com arquibancadas, Valcke poderá se deparar com os problemas causados pelas chuvas. De qualquer forma, com ou sem alagamentos, o seu traslado será executado com batedores da Polícia Militar, abrindo caminho.

Após a passagem pelo estádio, ele almoçará com o vice-govenador João Lyra Neto no Palácio do Campo das Princesas, acompanhado dos membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo e Bebeto, do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, do pintor pernambucano Romero Britto, seu amigo pessoal. O governador Eduardo Campos está em Nova York. Gilberto Pimentel, secretário em exercício da Secopa, não acredita que Valcke faça duras críticas ao estado, uma vez que a entidade aceitou o programa de aceleração da arena. “Será uma oportunidade para demonstrar a Fifa a aplicação de algumas medidas de aceleração da obra, que foi um dos argumento para colocar o Recife na Copa das Confederações. Ele poderá ver a fábrica de pré-moldados, novos guindastes e até o plano de ataque”, comentou Pimentou. Após a visita, a delegação parte para Natal, amanhã. Na quinta-feira a viagem se encerra em Brasília.
(BRENO FORTES/CB/D.A PRESS)


BRENO FORTES/CB/D.A PRESS
Perfil - Jerôme Valcke

Aos 51 anos, o francês Jérôme Valcke é a voz mais crítica da Fifa. Desde a organização do Mundial na África do Sul, o secretário-geral não vem economizando no tom ao cobrar os governos em relação aos documentos firmados com a entidade. Não só na Suíça, sede da entidade que comanda o futebol como em seguidas viagens, representando Joseph Blatter. Os atrasos no Brasil acabaram gerando até mal-estar, quando Valcke saiu do ponto, em março, no já famoso episódio em que sugeriu que o Brasil levasse um “chute no traseiro” para acordar. Uma longa costura política o manteve à frente da fiscalização da Fifa, pois o governo brasileiro chegou a pedir seu afastamento. Jérôme Valcke iniciou a carreira como jornalista, no Canal+, da França. O ano era 1984. Em 2002, passou a atrapalhar em uma agência de direitos esportivos e de lá filiou-se à Fifa. Inicialmente como diretor de marketing e TV, o dirigente foi nomeado para a função vigente há quase cinco anos, no dia 27 de junho de 2007, quando se tornou o primeiro não-suíço a virar secretário-geral da Fifa desde 1956. No site oficial da Fifa, ele mantém uma coluna sobre a preparação do Brasil para o Mundial.



BRENO FORTES/CB/D.A PRESS
Março 2012

Avanço físico: 35%
Trabalhadores: 2.715
Chuva: 82 milímetros

A construção da arena chegou ao sexto e último pavimento, na ala sul. O avanço permitiu o início da montagem da estrutura para a cobertura metálica, ainda não iniciada. O mês marcou também a readequação do plano de execução das obras, como, por exemplo, a ampliação do efetivo de operários, que naquele mês atingiu um índice acima de todas as expectativas. Medida drástica para confirmar o estado na Copa das Confederações. O clima até ajudou, uma vez que o índice pluviométrico, baixo em março, alcançou apenas 63% da média história. Na falta de Valcke, a obra foi visitada pela primeira vez pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Junho 2012

Avanço físico: 43%
Trabalhadores: 3.300
Chuva: 115,8 milímetros

Com o estádio em um ritmo abaixo das demais subsedes da Copa das Confederações, Pernambuco só foi confirmado pela Fifa após o projeto desenvolvido pela Odebrecht, a pedido do governo do estado, para acelerar a obra. Para deixar a arena prontinha em fevereiro do ano que vem, foi preciso reavaliar prazos, cálculos, efetivo e máquinas, num total de treze pontos. Destaque para dois novos guindastes, com capacidade de 400 toneladas. Com início do inverno, a obra deve continuar sem atropelo, pois a fundação - parte comprometida com as chuvas - já foi finalizada. Por outro lado, o período deve atrapalhar na construção das vias de acesso, ainda nesta primeira etapa.

Um comentário:

  1. CRESCE PERNAMBUCO, É ISSO AÊEEEE....

    UM FORTE ABRAÇO A TODOS,
    EM ESPECIAL O COMPANHEIRO BRITO.

    PAULO ANDRÉ

    VISITEM NOSSO BLOG:
    http://despertabrasilpauloandre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir