quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ceplan prevê que investimentos continuarão puxando crescimento em Pernambuco




A economia de Pernambuco continuará crescendo em 2012 acima da média nacional. Esse crescimento será puxado pelos investimentos já definidos, incluindo a Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, e a fábrica da Fiat, em Goiana. É o que prevê o informe divulgado hoje pela Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan).

Em 2011, até o terceiro trimestre, o PIB estadual cresceu 5,1%, contra 3,2% do PIB brasileiro. O PIB se expande em função dos investimentos e mantém aquecido o mercado de trabalho, sobretudo na construção civil. O setor registrou expansão de 17,3% no número de empregos formais no estado, aquecendo por tabela a indústria extrativa mineral (11,7%) e os serviços (9,4%).

De acordo com dados do Dieese, o desemprego na Região Metropolitana do Recife ficou em 13,5% no ano passado, a menor taxa desde o início da série em 1998. “O que está puxando o desemprego para baixo não é tanto a  produção, mas o investimento. Nesse sentido a construção civil desempenha um papel fundamental”, analisa o economista e sócio-diretor da Ceplan, Jorge Jatobá.

A VIII Análise Ceplan também trouxe uma avaliação da conjuntura econômica internacional e nacional e detalhes dos estados do Nordeste. O documento prevê que, no Brasil, a inflação continuará sob controle, os juros serão reduzidos e o real deverá sofrer uma desvalorização. No mundo, a crise avança sob uma tensão entre os países com alto grau de endividamento. A expectativa é de desaceleração entre os países emergentes.


Por Micheline Batista, da equipe do Diario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário