terça-feira, 27 de julho de 2021

Um movimento em busca de definições

 

 O senador Fernando Bezerra Coelho, acompanhado do prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador, Miguel Coelho, e dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho, iniciou um périplo em diversas regiões do estado, começando pela Região Metropolitana do Recife onde se encontrou com diversos prefeitos, dentre eles Keko do Armazém, Celia Sales, Anderson Ferreira e Professor Lupercio.

Além de pautas administrativas, as discussões em torno de 2022 serviram como um termômetro a respeito do projeto de Miguel Coelho de ser candidato a governador no próximo ano pelo MDB, cuja discussão ainda depende de uma decisão da executiva nacional.

Entender qual o projeto de Anderson Ferreira, também pré-candidato a governador, e sentir qual seria a posição do líder da segunda maior cidade de Pernambuco, também foi uma variável para decidir um próximo movimento. E o gestor jaboatonense deixou claro que tem partido e quer disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022, o que dificultaria muito a construção de Miguel Coelho por outro partido que não seja o MDB.

Em meio às especulações de que tanto os Ferreira quanto os Coelho poderiam voltar para a Frente Popular depois de um hiato na oposição, a sinalização de ambos foi importante para demarcar espaço e buscar uma convergência para a disputa do próximo ano. Apesar dos esforços, a reunião não deixou definições e, por ora, tanto Anderson quanto Miguel permanecem na disputa pela cadeira ocupada por Paulo Câmara.

Fortalecido – Dentre os herdeiros políticos em Pernambuco, o prefeito Anderson Ferreira se destaca como um dos expoentes, pois herdou a política do deputado Manoel Ferreira e em apenas 11 anos conseguiu uma carreira meteórica com quatro mandatos conquistados, dois de federal e dois de prefeito, e surge como um dos nomes para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022.

Ilha de Itamaracá – O processo que trata sobre o registro de candidatura do prefeito Paulo Batista foi pautado no Tribunal Superior Eleitoral na sessão do Plenário Virtual que se inicia dia 6 e se estenderá até o dia 12 de agosto. Paulo Batista teve seu registro de candidatura negado pelo TRE-PE à unanimidade mas por força de decisões judiciais liminares do TJPE conseguiu no TSE, através de decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes o deferimento e por essa razão foi diplomado e empossado. O TRE-PE na última sexta-feira revogou a decisão que determinou a sua diplomação, mas a palavra final será do TSE.

Nuclear – O PTB foi ao STF contra o artigo 216 da Constituição de Pernambuco, que proíbe a instalação de usinas nucleares no território do Estado. O PTB afirma que “o dispositivo contraria artigos da Constituição Federal que preveem a competência privativa da União para legislar sobre atividades nucleares”. A relatora da ação será a ministra Rosa Weber. O partido registra que há em Pernambuco “estudos para instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba (extremo sertão), com condições ideais para abrigar uma central nuclear”.

Inocente quer saber – Raquel Lyra emitirá sinais mais claros no sentido de disputar o governo em 2022?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário