sábado, 31 de julho de 2021

Agenda de Lula em Pernambuco vai do PCdoB ao Republicanos

 

No Palácio das Princesas, há uma expectativa de que o ex-presidente Lula desembarque em Pernambuco no próximo dia 15. Auxiliares do governador Paulo Câmara observam que, no próximo dia 8, é aniversário do chefe do Executivo estadual, o que inviabilizaria a agenda nessa data. O senador Humberto Costa, que cuida da programação do petista, lembra que dia 8 também é Dia dos Pais e que há uma preocupação do PT quanto a isso. Assim, os compromissos de Lula no Estado tendem a ocorrer nos finais de semana seguintes ao da referida data comemorativa. Humberto não crava, no entanto, quando será, uma vez que, originalmente, Lula viria no último dia 25, mas houve mudança de planos. Desde já, no entanto, o senador adianta o seguinte: "Vamos tentar juntar todo mundo da Frente Popular". Leia-se: o ex-presidente terá encontros reservados com vários partidos e a lista vai do PCdoB ao Republicanos, passando, naturalmente, pelo PSB e pelo PSOL, entre outros.

Em Pernambuco, o Republicanos é presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho, que, como a coluna cantara a pedra, teve encontros recentes tanto com Humberto Costa, como com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em Brasília, há cerca de 15 dias. O fato de o Republicanos ser um dos partidos que ocupam espaço no governo Bolsonaro não impedirá o líder-mor do PT de ir à mesa com o dirigente estadual. Ao contrário, Republicanos e PT tem diálogo em curso. Ao menos, no que diz respeito a Pernambuco. No Governo Federal, o partido comanda o Ministério da Cidadania, que tem João Roma como titular. As conversas de Lula, assim, vão da direita à esquerda. O encontro com a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, vice-governadora do Estado, se dará separado da conversa que Lula terá com Paulo Câmara e com socialistas. A ausculta se dará com as legendas uma a uma.

Estrada de ferro
Coordenador da bancada pernambucana, o deputado Augusto Coutinho foi convidado pelo Movimento Pró-Pernambuco (MPP) para uma reunião sobre a Transnordestina no próximo dia 5. O MPP, criado em 2020 e resultado da união de 32 entidades, pretende agregar a força empresarial aos esforços dos parlamentares e do Governo do Estado em defesa da instalação do ramal até Suape.

Tamo Junto >  “O momento é de união para garantir a execução do projeto original”, analisa Avelar Loureiro Filho, presidente do MPP. “O Estado de Pernambuco reúne todas as condições técnicas para isso”, completa Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar e o articulador da reunião.

Intercâmbio > A deputada Marilia Arraes recebeu, no Recife, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. Marília, que teve votação expressiva na cidade em 2018 e mantém uma parceria de longa data com o ex-prefeito Luciano Duque, também esteve recentemente no sertão central. 

SOS Cinemateca > Presidente da Frente em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros, o deputado federal Tadeu Alencar articula com parlamentares militantes da Cultura para que providências sejam tomadas em relação ao incêndio na Cinemateca Brasileira. O grupo já vinha fazendo alertas sobre os riscos e vai acionar a PGR por omissão do Governo Bolsonaro. 

Autor  > Debruçado sobre a coordenação de três campanhas majoritárias, o estrategista político Paulo Moura está escrevendo livro sobre inteligência política. A edição reúne embasamento acadêmico com práticas de mercado, ancoradas em experiências de mais de 100 eleições, narrativas e casos práticos, apresentando acertos e também os erros já vivenciados.

Fonte :Por Renata Bezerra de Melo.

Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário