quinta-feira, 29 de julho de 2021

PP ganha protagonismo nacional e busca convergência estadual

 

A nomeação do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, como ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro foi bastante comemorada por integrantes do PP em Pernambuco, isso porque na condição de comandante da articulação política do governo federal, Ciro Nogueira poderá ser fundamental na liberação de recursos para os estados, em especial Pernambuco onde o deputado federal Eduardo da Fonte possui excelente relação com o novo ministro.

O partido, que já é grande nacionalmente e deverá crescer ainda mais na abertura da janela partidária, também ganhou um peso significativo em Pernambuco, com dois deputados federais, onze deputados estaduais e o comando da Assembleia Legislativa de Pernambuco, através do deputado estadual Eriberto Medeiros.

Recentemente, o vice-presidente da sigla, Lula da Fonte, iniciou um diálogo com o presidente da Alepe que ajudou a distensionar a relação entre Eriberto e Eduardo da Fonte, e ambos estão chegando à conclusão que o melhor para os dois é a busca pela convergência no estado. A movimentação ajudou a baixar a temperatura e poderá culminar na permanência do presidente da Alepe no partido.

Ele, inclusive, poderá ser uma alternativa para a composição majoritária de 2022. Sendo um importante ator da política pernambucana, Eriberto Medeiros poderia ser a indicação do PP, um importante pilar de sustentação da Frente Popular, para o cargo de vice-governador, o que acabaria contemplando Eduardo da Fonte e contribuiria com o partido na montagem das chapas proporcionais.

Argumento – O senador Fernando Bezerra Coelho iniciará uma ofensiva junto ao diretório nacional do MDB no sentido de garantir a legenda do partido para que Miguel Coelho seja candidato a governador. O argumento dos Coelho junto ao presidente nacional do partido, Baleia Rossi, é o de que somente com a candidatura própria o partido poderá eleger deputados federais e estaduais em 2022, em caso de não ter candidato a governador, corre o risco de não eleger ninguém.

Fundão – Sobre a distribuição do dinheiro, a Lei 13.488/2017 estabelece que 2% dos recursos do Fundão Eleitoral devem ser distribuídos de maneira igualitária entre todos os partidos registrados. Outros 35% são destinados aos partidos que elegeram pelo menos um deputado federal, na proporção dos votos obtidos na última eleição. Mais 48% são distribuídos proporcionalmente ao número de deputados federais de cada partido. Os 15% restantes são divididos na proporção da representação de cada partido no Senado.

Resultado – Pela primeira vez em 2021, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Pernambuco ficou abaixo de 50%. O resultado se dá graças ao avanço da vacinação no estado e por isso permitirá uma abertura mais efetiva das atividades sociais e econômicas na próxima semana, que foi anunciada pelos secretários estaduais ontem.

Mudanças – Com a nomeação de Ciro Nogueira na Casa Civil, o senador Luiz Carlos Heinze tornou-se membro titular da CPI da Covid no Senado, o que abriu espaço para o senador Flavio Bolsonaro ocupar o posto na condição de suplente.

Inocente quer saber – Se garantir o MDB, Miguel Coelho será o candidato da oposição a governador em 2022?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário