segunda-feira, 26 de julho de 2021

A equação para faturar a vaga do Senado na Frente Popular

 

Com apenas uma cadeira no páreo, a disputa pelo Senado no próximo ano terá um desafio maior para os postulantes. Em Pernambuco, ao longo das eleições o candidato a governador tende a puxar o senador. Na Frente Popular, dois nomes continuam correndo para se viabilizar, os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos) e André de Paula (PSD).

Para faturar a indicação da Frente Popular terão cumprir uma equação. Primeiro, mostrar proximidade com o Partido dos Trabalhadores (PT) ao ponto deles abdicarem de indicar alguém na majoritária. Essa movimentação só poderá partir de uma articulação nacional. Silvinho vem trabalhando firmemente nos bastidores para que os Republicanos façam aliança com Lula. Por sua vez André de Paula, aguarda a condução de Gilberto Kassab neste mesmo sentido.

Esses outros movimentos da equação está na esfera política local. Será avaliado quem terá mais força para agregar nos dois sentindos, interno e externo do grupo. Interno conquistando a anuência de lideranças partidárias que já compõem a Frente Popular. Já o outro fator é quem conquistará nomes fora do grupo que hoje se apresentam como oposição. Até porque números de prefeitos e deputados ambos tem quase os mesmos números.

Por fim, se esses pré-requisitos não forem alcançados é possível que alguns nomes da cozinha do governador entrem em campo servindo como Tercius. O próprio Paulo Câmara poderia desempenhar essa missão, porém uma fonte revelou ao blog que “ele terminará o mandato”.

MISSÃO DE ACALMAR – Após condicionar a permanência do PDT na Frente Popular a não vinda do PT, o deputado Wolney Queiroz se reuniu na semana passada com o senador Humberto Costa (PT) para selar a paz e uma unidade para “derrotar Bolsonaro”, como avaliou o senador. Costa foi incumbido de acalmar os ânimos de Wolney e garantir o PDT mesmo sem o PSB apoiar Ciro Gomes.

ARTICULANDO O PDT – Mesmo negando publicamente, Humberto Costa procurou Wolney também de olho numa composição do PDT com o PT num eventual segundo turno. Ciro Gomes sonha em estar no segundo turno, mas do jeito que vai terá muitas dificuldades disso acontecer. Diferente de 18, se Ciro não tiver no segundo tempo da eleição, ele não poderá usar do mesmo silêncio de outrora.

ABASTECIMENTO D”ÁGUA – O deputado Gustavo Gouveia se reuniu com a gerência regional da Compesa que garantiu nos próximos quinze dias a volta regular do abastecimentos das cidades de Carpina, Paudalho, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria e Tracunhaém. 

RÁPIDAS

AGENDA – O deputado Daniel Coelho (Cidadania) estará hoje em Caruaru ao lado da prefeita Raquel Lyra e também passará pela Câmara de Vereadores. Da Capital do Forró, Daniel segue para uma intensa agenda no Sertão do Estado.

SOMANDO APOIOS – Por falar em Daniel Coelho, ele conseguiu um apoio importante na cidade do Paulista. Felipe do Veneza que foi candidato a vice de Ramos na última eleição confirmou que vai apoiar Daniel no pleito do próximo ano na cidade.

MISSA DO VAQUEIRO – O deputado estadual Aglailson Victor (PSB) esteve pela primeira vez na tradicional missa do vaqueiro em Serrita, no sertão pernambucano. Victor vai ao evento logo após a polêmica que o secretário de Turismo Rodrigo Novaes teria dado um calote na organização do evento.

PINGA-FOGO: A deputada estadual Priscila Krause toparia compor uma chapa encabeçada por Raquel Lyra?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário