sábado, 31 de julho de 2021

FBC e o peso de ser líder do Governo Bolsonaro na articulação política local

 


A permanência do senador Fernando Bezerra Coelho na liderança do Governo no Senado gera muitos frutos em ações para seus aliados, sobretudo através da Codevasf. Porém, esse vínculo com o presidente Bolsonaro vem atrapalhando nas movimentações políticas para 22. 

Primeiro, se ele deseja conquistar o apoio formal do MDB por completo terá que se afastar do presidente o quanto antes. Nem Jarbas, nem Raul e nem o MDB nacional quer se vincular a Bolsonaro. Eles estão usando dessa justificativa para não dar legenda.

Miguel Coelho sofre em vários sentidos, a exemplo do discurso. Na mesma intensidade  que ajudou o prefeito de Petrolina na atração dos recursos para a cidade também desgata a imagem de um político estreante na majoritária estadual. Como defende um presidente que tem 60% de rejeição?

Por fim, FBC é conhecido pelo seu pragmatismo nos seus movimentos políticos e esse eventual distanciamento de Bolsonaro não deve está longe de acontecer. Ele só terá que ter cuidado para não perder o timing. Caso contrário, poderá ser tarde demais!

APENAS A SIGLA  – Um emedebista confidenciou em reserva, que “os Coelhos podem até conseguir o MDB, mas levará a camisa sem o time”, referindo-se à Jarbas e Raul. 

GRIFE – Em Pernambuco, a grande grife do MDB é o senador Jarbas Vasconcelos por tudo que ele já foi e pelo que representa no imaginário do eleitor. Aquele vídeo na campanha de João Campos em 2020 foi muito importante.

RÁPIDAS

SE PREPARANDO – Mesmo escondendo o jogo, o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) vem conversando com aliados e preparado sua candidatura à federal.

FEDERAÇÃO – A única chance que Luciana Santos tem de assumir o Governo é se a Federação for aprovada e acontecer a fusão do PSB com PCdoB. 

TUMULTO – A live de Bolsonaro que no final não apresentou nenhuma prova de fraude da eleição de 2018 virou apenas uma espécie de tumulto na semana. O presidente atrapalha o próprio governo. 

Pinga-fogo: Quando o prefeito de Itamaracá vai deixar o cargo cumprindo a decisão do TRE?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário