sábado, 31 de julho de 2021

André de Paula sobe de patamar na corrida pelo Senado

 

Com uma trajetória na vida pública irretocável com seis mandatos na Câmara dos Deputados, dois na Assembleia Legislativa de Pernambuco, um na Câmara do Recife e passagens pelo executivo estadual na condição de secretário, André de Paula recebeu esta semana mais um importante reforço na corrida pela indicação da Frente Popular para a única vaga em disputa no Senado Federal em 2022.

O encontro com o senador Jarbas Vasconcelos, que fez questão de ir pessoalmente ao escritório de André, foi emblemático no sentido de colocar o presidente estadual do PSD na disputa majoritária. Além das credenciais citadas, existem outros fatores que contribuem para que André possa ser o indicado para a Câmara Alta. O primeiro é o de que se deixar a reeleição para a Câmara Federal, o pessedista não lançará nenhum familiar em seu lugar, possibilitando a distribuição de suas bases com aliados. O segundo fator é o de que André de Paula, aos 60 anos de idade, disputaria seu último mandato eletivo em 2022, e caso se eleja senador, seria um aliado de primeira hora do PSB sem riscos de aventurar-se em disputas majoritárias seguintes.

Por fim, há dois fatores igualmente importantes, que é a força do PSD em âmbito nacional, que será direcionada para a sua eleição em 2022, haja vista a relação direta que possui com o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, e apesar de ser um político de origem de direita, há muito tempo é tido como um político de centro, sendo capaz de capitalizar votos não só na Frente Popular como também em atores políticos da oposição, devido seu excelente trânsito político.

Faltando cerca de um ano para as definições dos partidos e dos palanques, André de Paula surge como uma opção consistente, e depois da sinalização de Jarbas Vasconcelos, poderá receber outras demonstrações de apoio no âmbito dos partidos e lideranças políticas que sustentam o projeto do PSB em Pernambuco.

Vice-governador – Um dos trunfos de Raul Henry para manter o MDB na Frente Popular seria a garantia de que poderia ser o indicado para o cargo de vice-governador. A grande questão é que por não ter uma forte densidade eleitoral, tendo sido eleito em 2018 com pouco mais de 80 mil votos, não existe interesse no conjunto de forças que apoiam o PSB na sua indicação para a majoritária.

Vacinação – O prefeito do Recife, João Campos, anunciou novo grupo de vacinação. Agora quem tiver a partir de 28 anos poderá se vacinar contra a Covid-19, acelerando, portanto, o processo de imunização na capital pernambucana.

Visita – A vinda do ex-presidente Lula a Pernambuco está prevista para a o início da segunda quinzena de agosto, possivelmente no dia 16, e deverá ter uma série de conversas com integrantes da Frente Popular, como João Campos e Paulo Câmara, e lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores.

Inocente quer saber – A live de Bolsonaro trouxe algum efeito positivo para o governo federal?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário