Preso em uma operação da Polícia Federal no final de 2018 sob a suspeita de desvio de mais de R$ 90 milhões do CaboPrev, o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral vai colocar seu nome em julgamento para tentar uma das vinte e cinco cadeiras de representação do estado de Pernambuco. A prisão de Lula ocorreu no dia 19 de outubro de 2018 pela Operação Abismo. O ex-prefeito deixou o presídio no início de janeiro de 2019 e ficou monitorado pela justiça federal.
Voltou a Prefeitura após uma liminar concedida por Dias Toffoli em outubro de 2019, um ano após sua prisão. De lá, Lula comandou a prefeitura do Cabo de tornozeleira eletrônica o que foi considerado um verdadeiro escárnio. No entanto, a população da cidade fez questão de corrigir esse equívoco não o reelegendo prefeito. Lula perdeu a eleição e daí seus planos políticos foram por água abaixo.
Precisando de um foro privilegiado até resolver suas broncas na justiça, Lula tentará a todo custo (e não será um custo pequeno) se eleger deputado federal e manter em Brasília uma “vida tranquila” do ponto de vista jurídico. Sua provável eleição irá tardar ainda mais o seu processo que deve mudar de esfera. Tudo isso está sendo friamente calculado. É como que um consolo pela perda da prefeitura e um tipo de “segurança jurídica”.
Mas novamente caberá a população, agora não apenas do Cabo mas de todo o estado de Pernambuco, definir se o ex-prefeito merece realmente uma cadeira na câmara federal apesar de estar com essa pendência milionária na justiça. Com tantos vácuos na justiça eleitoral dificilmente teremos uma impugnação de candidatura, mas Lula estará lá com sua “Ficha” exposta para todos que irão decidir: valerá a pena termos um ex-presidiário como deputado federal por Pernambuco?
Vai sim - Alguns dos nossos leitores não perderam a oportunidade de comentar a nossa coluna de ontem e dizer que pensam da mesma forma: a deputada federal Marília Arraes pode sim ser candidata ao senado pelo PT. Para que isso aconteça basta que nas costuras de alianças, em 2022, a vaga do senado fique reservada ao PT. "Como no momento pode acontecer um aceno neste sentido para outros atores ela vai nesse caminho aí de ser candidata ao governo. Se baterem o martelo que a vaga é do PT, aí é que a briga é certa" disse.
Na vice - Comenta-se nos bastidores que a vaga de vice na chapa da Frente Popular pode ficar com o MDB. Ainda segundo as vozes dos corredores a vaga seria do atual deputado federal Fernando Filho, em um cenário onde o atual senador Fernando Bezerra Coelho concorreria a uma vaga na câmara federal.
Elogio - O governador de São Paulo, João Doria, que deseja disputar a presidência da República pelo PSDB, afirmou nesta terça-feira (20) que nutre uma profunda admiração pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e que gostaria de contar com ela na campanha de 2022, caso realmente concorra ao Palácio do Planalto."Vou fazer aqui uma declaração de amor a Raquel Lyra: eu adoro a Raquel Lyra, ela é brilhante. Brilhante como prefeita, como política, como ser humano, como cidadã, como patriota, como brasileira, como filha, como mulher, sou um profundo admirador. Aliás, sou um admirador também do pai dela, João Lyra, que foi governador de Pernambuco."disse Doria.
Jaboatão - O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), anunciou nova redução na faixa etária para vacinação contra o novo coronavírus no município. De acordo com o gestor, pessoas com idade a partir de 34 anos já podem realizar o cadastramento.
Formação - O governador Paulo Câmara participou, ontem, por videoconferência, da abertura da aula inaugural da turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP BM), composta por 100 soldados do Corpo de Bombeiros. A previsão é que a turma conclua a formação em meados de fevereiro de 2022. No total, são 1.085 servidores convocados que, após a capacitação, devem começar a atuar no final do primeiro semestre do próximo ano, de acordo com o calendário de cada curso.
Auxílio - Duzentos e cinquenta famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com o programa Suape Incentiva, projeto de Inclusão Socioprodutiva. Moradores de oito municípios serão contemplados com o projeto: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, na Região Metropolitana do Recife; e Sirinhaém, Rio Formoso, Escada e Ribeirão, na Zona da Mata Sul.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário