sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

São Lourenço da Mata, um município em que a Copa passará apenas pelos gabinetes governamentais

Quando Pernambuco foi anunciado como uma das sedes da Copa 2014, alardeou-se que o mundo ia mudar. Juntamente com os jogos, viriam melhorias na mobilidade, saúde, educação, moradia, infraestrutura e claro, construir-se-ia uma grande arena "para todos". O anuncio de que a Arena seria na cidade de São Lourenço da Mata trouxe a população de 611 mil habitantes, (segundo IBGE) a perspectiva de emprego, renda, saúde, educação, mobilidade urbana e segurança.
Quase quatro anos depois do anúncio retumbante, a cidade de São Lourenço da Mata percebeu pouca mudança. Até o término da Construção da Arena Pernambuco, parte da população local aproveitou para empregar-se nas grandes empreiteiras, em sua maioria como ajudantes, já que a cidade não dispunha de mão-de-obra especializada. Com a conclusão da obra a maioria dos trabalhadores foi dispensada.
A cidade de São Lourenço da Mata foi emancipada de 13 de junho de 1884. O município foi instalado em 10 de janeiro de 1890 , recebendo o título de capital do Pau-Brasil. A rede de saúde se compõe de 02 hospitais, 144 leitos, 18 ambulatórios e 34 Agentes de Saúde Comunitária. A taxa de mortalidade infantil, segundo dados da DATASUS é de 60,01 para cada mil crianças.
Na área de educação, o município possui 54 estabelecimentos de ensino fundamental com 16.660 alunos matriculados e 08 de ensino médio com 3.511 alunos matriculados. Dos 22.253 domicílios particulares permanentes, 14.177 (63,7%) são abastecidos pela rede geral de água, 4.114 (18,5%) são atendidos por poços ou fontes naturais e 3.962 (17,8%) por outras formas de abastecimento. A coleta de lixo urbano atende 15.845(71,4%) domicílios.
A economia formal do município se compõe basicamente da indústria de transformação, principalmente da indústria açucareira e prestação de serviços. Grande parte dos trabalhadores ativos prefere trabalhar em Recife e Jaboatão dos Guararapes. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-IDH-M- é de 0,707. Este índice situa o município em 16° no ranking estadual e em 2874° no nacional. O Índice de Exclusão Social, que é construído por 07 (sete) indicadores (pobreza, emprego formal, desigualdade, alfabetização, anos de estudo, concentração de jovens e violência) é de 0,356 ocupando a 56ª colocação no ranking estadual e a 3915 ª no nacional.
Mesmo com estes números, a administração municipal chefiada pela quarta vez por Etorre Labamca, PSB, e que raramente aparece na Prefeitura para dar expediente e é acostumado a faltar em reuniões com lideres comunitários, cita avanços vindos e vindouros como mobilidade e infraestrutura urbana. No entanto, que vê o projeto da Cidade da Copa perceberá que o BRT, tipo escolhido pelo Governo do Estado, trilhará pelo corredor Leste-Oeste que inicia na cidade de Camaragibe, seguindo pela Avenida Caxangá até a Avenida Agamenon Magalhães, sem sequer tocar no solo de São Lourenço da Mata.
A Arena Itaipava fica muito mais perto do Bairro do Curado, Jaboatão dos Guararapes, que foi beneficiado com várias obras de melhoria nas vias de acesso e a maioria dos torcedores usuários do local ou vão de metrô pela Estação Cosme Damião ou seguem pela BR 232 e BR 408. Qualquer fonte de renda oriunda deste movimento de gente não chegará a economia da cidade.
Outro fator a ser considerado é que a exploração da Arena será feita pelo Clube Náutico Capibaribe, do qual o Governador Eduardo Campos é torcedor (coincidência?), clube da cidade do Recife. Os ingressos para os primeiros jogos ocorridos na Arena giram em torno de R$ 50,00, pouco acessíveis aos torcedores locais. Apesar da Arena Pernambuco estar localizada em São Lourenço da Mata, a 19 quilômetros do Marco Zero, um acordo envolvendo o governo local e comitês da CBF e da Fifa efetivou o nome "Recife" no emblema oficial da copa.
Enquanto tudo isso acontece, a população local sofre com problemas fundamentais em saúde, educação, segurança, moradia e infraestrutura urbana, melhorias que a copa não irá trazer. Nas próximas reportagens trataremos de todos estes assuntos de forma individual.
Fonte :Por  | Yahoo Contributor Network .

Nenhum comentário:

Postar um comentário