Os trabalhadores que têm direito de repor as perdas da correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela TR (Taxa Referencial) enfrentam dificuldades de obter o extrato atualizado das contas. Se optar pelo caminho presencial nas agências físicas da Caixa Econômica Federal, o acesso ao documento poderá ultrapassar o prazo de 30 dias. Pela internet, muitos usuários têm encontrado dificuldade para gerar a senha eletrônica no site da Caixa que, quando registra erro ou falha por cinco vezes seguidas, bloqueia o acesso à página por sete dias.
Sem o extrato analítico atualizado com os últimos lançamentos do FGTS é impossível entrar com a ação na Justiça contra a Caixa para ter direito à correção dos depósitos pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O acesso rápido ao documento é direito do trabalhador. É bom lembrar que o extrato que você recebe a cada dois meses pelos Correios não serve, já que é um resumo dos depósitos, sem as correções. Mais um detalhe: mesmo de posse do extrato, é preciso fazer os cálculos da correção pelo INPC para quantificar as perdas financeiras.
O representante comercial Antônio José Gomes, 56 anos, foi até a agência da Caixa da Encruzilhada para pedir uma cópia do extrato no dia 26 de novembro. %u201CMe informaram que iria demorar uns 20 dias. Só consegui o extrato na primeira semana de janeiro%u201D, reporta. O pior é que ele voltou várias vezes à agência, ficou na fila, perdeu tempo e paciência. %u201CNão tem justificativa para demorar tanto tempo. Tive que esperar mais de 40 dias.%u201D Antônio acumulou perdas de 88,3% e vai entrar com uma ação na Justiça contra o banco.
André Cabral de Almeida, 62 anos, foi pelo caminho da internet. Engenheiro civil, ele mora e trabalha em Petrolândia, no Sertão pernambucano. A cidade mais próxima com agência da Caixa é Petrolina, que fica a 40 quilômetros. Foram mais de dez tentativas de acessar os extratos pelo site, sem sucesso. %u201CTentei todas as horas e sempre aparecia uma mensagem diferente pedindo para tentar outra vez%u201D, conta. Ele tem o Cartão do Cidadão e a senha eletrônica. Mesmo assim, penou para conseguir o extrato do FGTS. %u201CAcredito que a Caixa, uma instituição séria, não vai boicotar o direito do trabalhador.%u201D
O advogado Rômulo Saraiva, especialista em trabalho e previdência, orienta o trabalhador que tiver dificuldade na obtenção do documento a registrar uma reclamação no Banco Central. %u201CAlém de haver uma demanda maior, há má vontade, porque o documento será usado contra o banco. O mesmo aconteceu com os correntistas que acumularam perdas na poupança com os planos econômicos.%u201D
A Caixa informou, através de nota, que a inconsistência no site foi um problema pontual e que os serviços funcionam normalmente. Em relação ao prazo máximo para a entrega do extrato do FGTS, a instituição informou que o tempo de espera é de até cinco dias. Segundo a gerência regional da Caixa, o prazo médio praticado pelas agências do Recife é de dois dias, dependendo da demanda geral. %u201CNão há dificuldade na prestação desse serviço e também não temos nenhum dado sobre o aumento da demanda desse tipo de atendimento%u201D, destaca a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário