terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Uma via-crúcis para conseguir o extrato do FGTS



Os trabalhadores que têm direito de repor as perdas da correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela TR (Taxa Referencial) enfrentam dificuldades de obter o extrato atualizado das contas. Se optar pelo caminho presencial nas agências físicas da Caixa Econômica Federal, o acesso ao documento poderá ultrapassar o prazo de 30 dias. Pela internet, muitos usuários têm encontrado dificuldade para gerar a senha eletrônica no site da Caixa que, quando registra erro ou falha por cinco vezes seguidas, bloqueia o acesso à página por sete dias.


Sem o extrato analítico atualizado com os últimos lançamentos do FGTS é impossível entrar com a ação na Justiça contra a Caixa para ter direito à correção dos depósitos pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O acesso rápido ao documento é direito do trabalhador. É bom lembrar que o extrato que você recebe a cada dois meses pelos Correios não serve, já que é um resumo dos depósitos, sem as correções. Mais um detalhe: mesmo de posse do extrato, é preciso fazer os cálculos da correção pelo INPC para quantificar as perdas financeiras.



O representante comercial Antônio José Gomes, 56 anos, foi até a agência da Caixa da Encruzilhada para pedir uma cópia do extrato no dia 26 de novembro. %u201CMe informaram que iria demorar uns 20 dias. Só consegui o extrato na primeira semana de janeiro%u201D, reporta. O pior é que ele voltou várias vezes à agência, ficou na fila, perdeu tempo e paciência. %u201CNão tem justificativa para demorar tanto tempo. Tive que esperar mais de 40 dias.%u201D Antônio acumulou perdas de 88,3% e vai entrar com uma ação na Justiça contra o banco.



André Cabral de Almeida, 62 anos, foi pelo caminho da internet. Engenheiro civil, ele mora e trabalha em Petrolândia, no Sertão pernambucano. A cidade mais próxima com agência da Caixa é Petrolina, que fica a 40 quilômetros. Foram mais de dez tentativas de acessar os extratos pelo site, sem sucesso. %u201CTentei todas as horas e sempre aparecia uma mensagem diferente pedindo para tentar outra vez%u201D, conta. Ele tem o Cartão do Cidadão e a senha eletrônica. Mesmo assim, penou para conseguir o extrato do FGTS. %u201CAcredito que a Caixa, uma instituição séria, não vai boicotar o direito do trabalhador.%u201D



O advogado Rômulo Saraiva, especialista em trabalho e previdência, orienta o trabalhador que tiver dificuldade na obtenção do documento a registrar uma reclamação no Banco Central. %u201CAlém de haver uma demanda maior, há má vontade, porque o documento será usado contra o banco. O mesmo aconteceu com os correntistas que acumularam perdas na poupança com os planos econômicos.%u201D



A Caixa informou, através de nota, que a inconsistência no site foi um problema pontual e que os serviços funcionam normalmente. Em relação ao prazo máximo para a entrega do extrato do FGTS, a instituição informou que o tempo de espera é de até cinco dias. Segundo a gerência regional da Caixa, o prazo médio praticado pelas agências do Recife é de dois dias, dependendo da demanda geral. %u201CNão há dificuldade na prestação desse serviço e também não temos nenhum dado sobre o aumento da demanda desse tipo de atendimento%u201D, destaca a nota.


Fonte:Diario de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário