quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PMDB reivindica candidatura de Jarbas ao Senado

O PMDB definiu, na tarde desta quarta-feira (22), as estratégias deste ano para as eleições. Na primeira reunião do ano da executiva estadual do partido ficou decidido por consenso que a prioridade será a reeleição do senador Jarbas Vasconcelos. Ficou acertado também que o próprio senador será o responsável por costurar as alianças com os outros partidos.
Para a executiva estadual não é coerente a indicação de outro político para ocupar algum cargo na majoritária. Foi consenso entre o grupo que “um partido que tem o peso, a liderança e  a solidez do PMDB acha legítimo e natural reivindicar a participação na chapa majoritária com a recondução do senador Jarbas Vasconcelos ao Senado”.
O deputado federal Raul Henry defendeu que não há motivos para o PMDB “cogitar” outro espaço nas chapas majoritárias, porque já existe a vaga no Senado. “Nossa decisão aqui é clara e a defendemos publicamente  no encontro em Vitória de Santo Antão [no fim do ano passado]“, afirmou o peemedebista. “Reafirmamos isso hoje numa reunião formal”, acrescentou.
Nos bastidores, Henry era cotado para disputar o cargo de vice-governador na coligação do PSB; o que forçaria Jarbas a deixar a candidatura ao Senado. Segundo o presidente do PMDB, Dorany Sampaio, a reeleição de Jarbas vai influenciar, inclusive, a formação das chapas proporcionais.
“O partido não pode nem aceitar imposições, nem se submeter a uma situação que não seja vantajosa para o nosso representante que disputa a reeleição”, afirmou Dorany. Ele também minimizou a possibilidade de uma intervenção nacional na legenda para afastar o partido da aliança do governador Eduardo Campos. Para Dorany, o PMDB tem histórico de respeitar os diretórios regionais.
Nessa terça-feira (21), Campos afirmou que o senador peemedebista será uma das primeiras figuras a ser procurada para fechar a coligação da Frente Popular, pelo fato de ele disputar a reeleição. Jarbas não participou do encontro porque não faz parte da executiva do partido.
Leia a nota do PMDB:
notaPMDB
Fonte : Com informações de Paulo Veras, repórter do Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário