terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Em PE, ministro cobra soluções para gargalos nas obras de mobilidade

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, visitou algumas obras realizadas pelo governo pernambucano para a Copa do Mundo com recursos da pasta federal, na manhã desta segunda-feira (27). Apesar de considerar satisfatório o andamento do cronograma de execução, o ministro destacou como pontos mais preocupantes a finalização do Corredor Leste-Oeste, entraves com desapropriações, falhas na Estação de Metrô Cosme e Damião e operação de trens no Grande Recife.
A visita começou com uma reunião na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda. "Um dos pontos pactuados [na reunião] foi a finalização do Bus Rapid Transit (BRT) da Caxangá [Corredor Leste-Oeste], que teve problemas de desapropriação, e o estado apresentou uma solução, que nós estamos avançando para viabilizar, do ponto de vista da parte legal e jurídica", disse Ribeiro. Em dezembro do ano passado, a relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Moradia, Raquel Rolnik, visitou áreas de desapropriação e afirmou que o Estado está "produzindo sem-tetos".
O ministro também citou o problema de drenagem na Estação Cosme Damião, que fica no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. Também no último mês de dezembro, o terminal precisou ser fechado para os passageiros por causa do alagamento provocado por um cano estourado das obras de integração.

O local é um dos projetos de mobilidade para a Copa do Mundo que mais apresentou problemas na Copa das Confederações, realizadas em junho, mas há promessas de reparos. "Até março, [a drenagem] estará pronta. Outra preocupação é a questão da operação do metrô durante o evento [Copa do Mundo], para que seja tranquila. Nossa função é superar dificuldades que houve na Copa das Confederações", afirmou Ribeiro. A comitiva também realizou um sobrevoo pelas obras e ainda visitou a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, onde serão realizados os jogos do Mundial no estado.

Questionado sobre as manifestações contrárias à Copa do Mundo, o governador Eduardo Campos, desconversou, destacando os benefícios das obras de mobilidade para a qualidade do transporte público. "Deixa a Copa chegar que a gente comenta, comentar hipótese não é o caso", comentou. No último sábado (25), vários protestos ocorrem no País, entre eles, um com tom pacífico realizado no Recife.

Fonte :G 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário