quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CGLU apresenta cenário sobre tecnologias de informação e comunicação e inovação

CGLUCGLU
O rápido desenvolvimento das novas tecnologias e os processos de inovação possuem como resultado um novo modelo de cidade, a conhecida “Cidade Inteligente” ou “Smart City”. A Cidades e Governos Locais Unidos  (CGLU), como rede mundial de governos locais, promove esse tema por meio de sua Comissão de Cidades Digitais e de Conhecimento.
 
Diante desse cenário, a rede criou o “estudo internacional sobre a situação das Tecnologias de Informação e Comunicação, a inovação e o conhecimento nas cidades”. A iniciativa mostra de forma detalhada como uma cidade utiliza as novas tecnologias para ser mais habitável, funcional, competitiva e moderna. Para tanto, são utilizados seis temas chaves de atuação: Economia, Mobilidade, Meio Ambiente, Cidadania, Qualidade de Vida e Gestão.
 
A pesquisa também analisa o início do compromisso das Autoridades Locais para a implementação de uma agenda digital local em seus territórios. A medida foi celebrada em 2005, com a 2ª Conferência Mundial de Autoridades Locais sobre a sociedade da informação, em Bilbao. Na oportunidade, foram firmadas questões como a evolução, o conceito, as características e os fatores das cidades inteligentes e inovadoras.
 
Sendo uma pesquisa bem completa sobre “Cidades Inteligentes”, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) aconselha a leitura do estudo para que haja um maior interesse dos gestores municipais na renovação ou até mesmo na criação de uma agenda digital no Município.
 
Veja aqui pesquisa realizada pela CGLU (em espanhol).

Visite a página da comissão de Cidades Digitais e de Conhecimento da CGLU.

Fonte :CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário