quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Representantes do Pacto Metropolitano voltam a se reunir



Em continuidade à agenda já estabelecida pelo Pacto Metropolitano, representantes das prefeituras dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana voltam a se reunir nesta quarta-feira (23). Desta vez o foco está centrado nas ações de infraestrutura para receber a Copa das Confederações. O encontro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife, será realizado na Agência Condepe/Fidem, a partir das 14h30, e contará com explanação de Ricardo Leitão, secretário estadual extraordinário da Copa 2014. A prefeitura de Paudalho também participará do encontro.

Políticas públicas de curto e médio prazo voltadas para infraestrutura urbana estão na pauta do Pacto Metropolitano. Além de assistir a uma apresentação sobre o status das obras da Arena da Copa, os participantes conhecerão alguns dos mais significativos impactos sócio-econômicos trazidos com um empreendimento desse porte para a região, a ser apresentado pelo secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, do Governo de Pernambuco.


Pensar em conjunto e buscar soluções por meio de políticas públicas integradas são os pilares que ajudam a balizar as ações do grupo que forma o Pacto Metropolitano. Mobilidade, ordenamento urbano, turismo, segurança, saneamento, enfrentamento das áreas de risco e tratamento de resíduos sólidos são os temas permanentes de uma agenda propositiva que começou a ser construída na semana passada. As diretrizes traçadas nesses primeiros encontros nortearão uma grande reunião com os prefeitos da RMR e Goiana, agendada para março. Na ocasião os prefeitos deliberarão o que foi pactuado por seus representantes para então dar início às intervenções. O local escolhido para o encontro foi o município de São Lourenço da Mata.


Primeira reunião 
A primeira reunião do Pacto Metropolitano aconteceu no último dia 16 de janeiro e marcou o início de um grupo de trabalho diferenciado. A proposta, inicialmente lançada pelo prefeito Geraldo Julio ainda em dezembro, é de pensar a Região Metropolitana do Recife (RMR) de maneira estratégica e integrada. Nortearam aquele primeiro encontro a estruturação de uma rede para a troca e atualização de informações entre os municípios, além da disponibilização de material já existente relativo ao planejamento da RMR.


Fonte : Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário