sábado, 12 de janeiro de 2013

A participação dos governos locais na definição da Agenda Pós-2015


ONUONUA agenda Pós-2015 deverá ser adotada após o fim do prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os governos locais e regionais foram considerados atores chaves na adoção dos ODM. É importante que eles tenham um papel central na definição dessa nova agenda.
A participação pode ser feita por meio das consultas temáticas. Elas serão realizadas nos próximos meses e também são conduzidas em fóruns online. Os temas discutidos são: Saúde, Educação, Energia, Governança, Desigualdades, Segurança Alimentícia, Conflito e Violência, Emprego, Água, Dinâmicas Populacionais, e Desenvolvimento Sustentável. Os debates onlinepodem ser acessados no site como também comentados.
Além disso, a Rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) tem contribuído para os debates levarem em conta as necessidades e potenciais dos Municípios. Durante a reunião do Conselho Mundial da CGLU em dezembro de 2012 em Dakar, a rede aprovou a criação de um grupo de trabalho sobre a agenda Pós-2015. O primeiro encontro do grupo está sendo planejado para o primeiro semestre de 2013, em Nova York. Eles também participarão na próxima etapa desse processo: o Encontro do Terceiro Painel de Alto Nível em Monrovia, Libéria.
Forte influência de governos locais
Em artigo apresentado pela CGLU ao painel de desigualdades, a rede também discute o papel frequentemente esquecido dos governos subnacionais. A CGLU destaca que os governos locais têm a capacidade de influenciar fortemente e positivamente na qualidade da moradia, na infra-estrutura e serviços e nos níveis de desigualdade em seus Municípios. É argumentado que governos municipais inovadores foram capazes de reduzir desigualdades, e também foram eles que introduziram programas em várias áreas, tais como em Moradia, Coesão Social, Empregabilidade, Educação, Saúde, entre outros.
Ao mesmo tempo, eles explicam que a competência dos governos locais em cumprirem suas responsabilidades depende de suas capacidades, do suporte dado pelo governo nacional e da coerência entre os vários níveis de governo. É enfatizada a necessidade dos governos nacionais apoiarem os governos locais.
Os Municípios latino-americanos de Rosário, na Argentina, e Manizales e Bogotá, na Colômbia, são citados como exemplos de cidades inovadoras que foram capazes de reduzir desigualdade através de programas os integrando várias áreas.
Clique aqui para ver os artigos apresentado CGLU
Mais informações no site
Fonte :CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário