quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Com previsão de 400 mil turistas durante a Copa, Pernambuco começa a traçar planos

MARIA EDUARDA BIONE/ESP.DP/D.A PRESS
Arena Pernambuco está sendo construída em uma área de 50 hectares

A estimativa do Ministério do Turismo é otimista para a Copa do Mundo em Pernambuco: mais 400 mil turistas, sendo 20% de estrangeiros. Outros tantos, ainda sem projeção de quantidade, vão desembarcar para acompanhar a Copa das Confederações. Para aproveitar as “copas das oportunidades”, um time de gestores de 19 cidades pernambucanas participou, ontem à tarde, de uma das diversas preleções antes do pontapé inicial da Copa das Confederações. Representantes do Recife, dos outros 16 municípios da Região Metropolitana e de mais dois convidados (Goiana e Paudalho) montaram uma equipe em torno de objetivos comuns.

Discutiram planos de desenvolvimento para aproveitar todo o potencial econômico das competições e deixar um legado de infraestrutura à população. O “técnico” Ricardo Leitão, secretário estadual para a Copa 2014, iniciou a palestra com informações gerais sobre os eventos da Fifa e algumas novidades, como a possibilidade de construção de um campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em plena Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata. Em seguida, passou a bola para os “auxiliares” Ciro Pedrosa e Maria Eduarda Campos falarem, respectivamente, das questões de turismo e mobilidade urbana. É a corrida contra o cronômetro para concluir obras e deixar tudo pronto para o início do verdadeiro jogo.

LEIA MAIS: PARA A SECOPA, O OBJETIVO É ALINHAR COMPETIÇÕES COM O SÃO JOÃO

Leitão manteve o tom otimista em relação ao cumprimento das metas. Mostrou gráficos para sustentar o semblante despreocupado. “Nenhuma obra do sistema viário está em licitação ou com embargo por questões ambientais ou de desapropriação. Todas estão em andamento”, afirmou. “O prazo para o término da última é em março. E a estreia da Copa das Confederações aqui é em 16 de junho”, emendou o secretário. Algumas ações estão concluídas, como o remanejamento do trecho da adutora do sistema Tapacurá. Já a construção da linha de distribuição, por exemplo, está em apenas 33%.

A Cidade da Copa vai ter área total de 257 hectares. Além da Arena (de 50 hectares), reunirá 4.060 residências, ginásio indoor, centro de convenções, shopping, prédios corporativos, unidades de serviço público e, possivelmente, um campus para concentrar todos os cursos da UPE. “Vai ser como um bairro. A expectativa é de que entre 80 e 100 mil pessoas morem e usem, por dia, a Cidade da Copa”, previu o secretário Ricardo Leitão.


Fonte : Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário