sábado, 19 de janeiro de 2013

Programa busca soluções inovadoras para implementar em Municípios


SCX.huSCX.huA Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita nas soluções inovadoras que muitos Municípios tem desenvolvido para driblar problemas na administração municipal. Por isso a entidade divulga o Programa de Projetos Piloto para Cidades que foi criado em 2009 e que seleciona anualmente soluções para serem implementadas nos Municípios.
O Programa já avaliou mais de mil projetos e gerou mais de 30 programas piloto, e estima-se ter beneficiado 285 milhões de cidadãos mundialmente. Para participar, companhias, empreendedores sociais e centros de pesquisa podem se inscrever até o dia 31 de janeiro.
Em novembro de 2012, o Programa selecionou 22 cidades para participarem do programa em 2013, incluindo os Municípios brasileiros de Maringá (PR) e Rio de Janeiro(RJ.) Em Maringá, o desafio a ser enfrentado pelas propostas inovadoras é a promoção da mobilidade urbana sustentável, enquanto, no Rio de Janeiro, é o acesso inteligente ao sistema de saúde.
Compartilhando boas idéiasCom isso, o programa tem o objetivo de inspirar Municípios e estimular os gestores para que compartilhem suas boas práticas. São buscadas soluções nas seguintes áreas: mobilidade e transporte; envelhecimento, saúde e bem-estar; serviços públicos, iluminação pública e energia; governo 2.0 e participação; desenvolvimento econômico e inclusão; infra-estrutura e gerenciamento urbano; cultura e mídia; e estilos de vida sustentáveis.
Ganhadores de outras edições do programaSkybus é um exemplo de solução já premiada. A iniciativa, que está para ser implantada na cidade de Lavasa, Índia, é um serviço de microônibus que leva passageiros onde eles quiserem, ao compartilhar o ônibus com outros passageiros com percursos similares. É esperado que essa iniciativa reduza o consumo de combustível, poluição, emissões de carbono, barulho, tráfico, perda de tempo, estresse e acidentes de carro nas cidades.
Outra solução ganhadora, chamada Mindmixer, está em processo de planejamento em Sant Cugat, na Espanha. A solução é de uma prefeitura eletrônica que informa os cidadãos para que eles colaborem com o governo a qualquer hora e lugar. Isto usa um serviço com um formato fácil e gera resultados de alta qualidade sem sobrecarregar os funcionários da prefeitura. As soluções ganhadoras serão implementadas pelas cidades as quais se destinam.
Para participar e conferir os desafios das outras cidades participantes visite o site do programa aqui.
Fonte :CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário