A Copa das Confederações começará no dia 15 de junho de 2013. Portanto, estamos a praticamente um ano da abertura do torneio-teste do Mundial de futebol no país. Confirmada como uma das seis sedes da competição, a Arena Pernambuco só ficará de fora se a obra não ficar pronta a tempo. Atualmente, a construção encontra-se em 40%. No entanto, o programa de aceleração criado este ano já está em vigor, com treze medidas para otimizar o prazo, cuja entrega deve ser impreterivelmente em fevereiro. Neste contexto, o canteiro em São Lourenço da Mata receberá na manhã de hoje a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Obra de construção da arena já chegou aos 40%.
Esta será a segunda visita do ministro ao terreno de 52 hectares. A primeira foi em 7 de março, logo após substituir o companheiro de partido, Orlando Silva (PC do B), que deixou a pasta após as denúncias de desvio de verba em convênios com ONGs. Na ocasião, a análise sobre o andamento das obras ficou em segundo plano, uma vez que o governo federal encontrava-se em uma crise diplomática com a Fifa, pois quatro dias antes Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, havia sugerido que o Brasil levasse “um chute no traseiro” para acelerar a preparação do Mundial. O país chegou a pedir a saída de Valcke da articulação.
Houve o pedido de desculpas da Fifa, o documento foi aceito pelo Brasil e a vida seguiu. Desta vez, sem nenhum impasse do tipo, Aldo Rebelo deve comentar sobre o cronograma de jogos no estado. Pernambuco foi contemplado com três partidas na Copa das Confederações, em anúncio feito na semana passada. A expectativa é que o primeiro deles (“B1 x B2”) seja com a presença da Espanha. Apesar de a Fifa ainda não ter confirmado a Fúria como cabeça de chave do grupo B, o governador Eduardo Campos recebeu a informação nos bastidores do evento, no Rio de Janeiro, de que a seleção espanhola irá abrir, sim, o futuro estádio local.
Hoje, após visitar as obras, acompanhado do departamento de engenharia da Odebrecht Infraestrutura, empresa responsável pela obra, Aldo Rebelo irá conceder uma entrevista coletiva no próprio canteiro, às 9h, no centro administrativo. Participarão do evento os secretários da Copa 2014 do estado (Ricardo leitão) e do Recife (Amir Schwartz), além de Marcos Lessa, diretor-presidente da Arena Pernambuco, e Bruno Dourado, diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura.
Obra
A cada dia, o intervalo sem atividade alguma no canteiro às margens da BR-408 é de apenas 2 horas e 35 minutos. São 3.300 trabalhadores se revezando nos dois turnos na arena. Neste mês devem chegar mais dois guindastes, os maiores da região. Cada um deles com capacidade para erguer até 400 toneladas - o dobro do maior equipamento presente na obra. Para transportar este tipo de máquina, é preciso desmontá-la e enviá-la em 33 carretas. Os equipamentos estão vindo de São Paulo.
Quando os guindastes chegarem em São Lourenço, serão necessários mais 15 dias para a montagem. Ambos serão utilizados para a colocação da cobertura, cujo suporte já está visível na ala sul e em parte da ala leste. A cobertura metálica, por sinal, foi importada da Espanha e está sendo trazida de navio. Até novembro, quando a Fifa fará o próximo anúncio sobre o estágio das arenas, a expectativa local é alcançar 90% das obras executadas.
Fonte : Diário de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário