quarta-feira, 2 de maio de 2012

Divulgados os recursos para a educação infantil e manutenção de creches

Os valores por aluno que serão repassados aos Municípios para a manutenção das novas creches e pré-escolas construídas com recursos do programa Proinfância foram divulgados nesta quarta-feira, 2 de maio. A portaria 465/2012, divulgada no Diário Oficial da União (DOU), garante que a transferência dos recursos aos Municípios será feita automaticamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e sem necessidade de firmar convênio.

A lei 11.499/2011 garante recursos para as matrículas que ainda não foram contabilizadas na distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Por meio da portaria, o FNDE regulamentou os critérios e procedimentos para execução do apoio financeiro. Ficou estabelecido que o repasse será feito referente ao número de meses de funcionamento da escola no exercício atual, até que as novas matrículas sejam computadas no Fundeb.

O valor anual mínimo por aluno fixado para o ano de 2012 pela portaria, é:

- R$ 2.075,13, para aluno da creche pública em período integral;

- R$ 1.383,42 para aluno da creche pública em período parcial;

- R$ 2.248,06 para aluno da pré-escola pública em período integral;

- R$ 1.729,28 para aluno da pré-escola pública em período parcial.

Os critérios operacionais de distribuição, repasse, execução e prestação de contas do apoio financeiro, serão informados pelo Conselho Deliberativo do FNDE em ato próprio.

Conquista

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembra que o recurso representa mais uma conquista do movimento municipalista. Mas ressalta que a ajuda é temporária e não há garantias de que os gastos reais da manutenção da educação infantil sejam plenamente atendidos. “O ideal é rever o peso de ponderação do Fundeb para as matrículas dessa etapa de ensino, que ainda são os menores da educação básica”, explica o líder municipalista.

Fonte:CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário