quinta-feira, 17 de maio de 2012

Novos padrões da Contabilidade pública foram debatidos em Fórum


As mudanças que as prefeituras devem promover na contabilidade municipal, as melhorias que a medida pode trazer a gestão e as experiências práticas do processo foram destaques do III Fórum Permanente de Contadores. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 16 de maio, como parte da programação paralela da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Na abertura do debate, o Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó da Silva, falou sobre a importância de os Municípios começarem o processo de implantação das Normas Internacionais de Contabilidade. Ele também mencionou como a Contabilidade pode contribuir para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e a nova Lei de Transparência.

“O novo modelo de Contabilidade exige profissionais mais qualificados”, sinalizou o especialista. No entanto, ele ponderou que o pensamento de que para ter um bom planejamento e uma boa administração orçamentaria é preciso de uma grande equipe deve ser erradicado. Segundo explicou Silva, uma Contabilidade responsável pode ser promovida por um profissional de carreira do Município – especializado em contabilidade – comprometido com a gestão.

Em entrevista à Agência Notícias CNM, Silva falou, de forma simples, como os prefeitos podem iniciar esse processo. “Primeiramente, o prefeito deve buscar um contador que esteja antenado as mudanças, pois é muito técnico, e buscar o treinamento, as práticas e as orientações do Tesouro Nacional [TN]”, orientou. Ele destacou que o TN disponibiliza manuais de orientação as equipes contábeis.

“Temos que entender que é um processo, ano que vem todos devem ter adotado o plano de contas, e isso não significa que todo mundo vai estar com Contabilidade linda em 2013, mas vai avançando”, salientou.

Durante o seminário, o Secretário de Fazenda do Município de Ribeirão Preto (SP), Francisco Sérgio Nalini, apresentou a experiência do Processo de Convergência da Contabilidade Municipal. O secretário executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), José Rafael Corrêa, também falou sobre a Contabilidade e o Encerramento de Mandato em 2012.

Fonte :CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário