quarta-feira, 16 de maio de 2012

Deputados querem fortalecimento de clubes locais de futebol pós-Copa


Deputados destacaram há pouco a necessidade de fortalecimento dos clubes locais de futebol após a Copa. No Seminário Brasil Pós-Copa 2014: Legado e Gestão dos Estádios, encerrado há pouco, os parlamentares disseram que os estádios nas 12 cidades-sede devem ser utilizados sobretudo para o futebol.

O deputado Romário (PSB-RJ) questionou se haverá estímulo aos clubes de futebol nas cidades-sede. “O estádio é feito, com dinheiro público, para o futebol e tem que ser usado para o futebol”, ressaltou.

Para o deputado José Rocha (PR-BA), os modelos de gestão dos estádios devem ser definidos o quanto antes, especialmente nas cidades sem clubes fortes de futebol. Na visão do parlamentar, deve ser estudado modelo de gestão que envolva o fortalecimento desses clubes. “Temos que promover ídolos nesses clubes, para que torcidas sejam formadas e os clubes possam ser fortes”, opinou.

O diretor-executivo de operações do Comitê Organizador da Copa do Mundo, Ricardo Trade, respondeu que o fortalecimento dos clubes locais e regionais não é função do comitê, mas que o assunto deve ser discutido com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Acessibilidade 
Romário disse que se preocupa com a acessibilidade nos estádios para cadeirantes, cegos e outras pessoas com problemas de mobilidade. “A acessibilidade será total”, garantiu Ricardo Trade. Em relação às obras de mobilidade urbana, ele disse que o assunto é de responsabilidade dos governos estaduais e do governo federal. “Recomendo trazer aqui representantes das 12 cidades-sede para esclarecer sobre as obras de mobilidade” sugeriu. Para ele, os deputados terão “boas surpresas”. A Comissão de Turismo e Desporto já convidou o ministro das Cidades para tratar do assunto.

O deputado Jonas Donizette (PSB-SP), por sua vez, acredita que o legado da Copa será positivo e isso não tem sido acentuado. Segundo ele, muitos empregos serão gerados. 

Fonte:Agência Câmara .

Nenhum comentário:

Postar um comentário