segunda-feira, 14 de maio de 2012

Metroviários devem parar atividades na noite desta segunda-feira


Os usuários do metrô devem enfrentar dificuldade nesta segunda-feira. É que a partir das 22h os metroviários de Pernambuco prometem paralisar as atividades por não terem sido beneficiados com o reajuste salarial de 5,13%. O pleito dos trabalhadores, conforme o sindicato da categoria, vem sendo feito há quase dois meses junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A paralisação das funções foi aprovada em assembleia realizada na última quinta-feira, na Estação Central do Recife. De acordo com o presidente do sindicato, Lenival Oliveira, para não penalizar tanto os cidadãos e para respeitar a lei, os profissionais operarão as composições nos horários de pico, das 5h às 8h30 e das 16h às 20h.

O Grande Re­cife Consór­cio de Transporte já reprogramou o funcionamento das linhas de ônibus na Capital e na Região Metropolitana, mas só irá divulgar os detalhes da operação emergencial ho­je. No entanto, sabe-se que pelo menos quatro linhas serão reforçadas e duas vão ser criadas para supor­tar a demanda. Além disso, coletivos vão ser estocados nos Terminais Integrados (TI) e poderão ser acionados quando preciso, principalmente nos horários de maior movimento.

O planejamento para gerenciar o problema da possível paralisação dos metroviários também está sendo feito pela CBTU/Me­tro­rec. No entanto, a empresa não se pronunciou sobre as medidas que iria adotar durante a paralisação. A esperança da companhia é que o sindicato dos metroviários reveja a posição durante a assembleia marcada para as 18h de hoje, na Estação Central do Recife. Caso não ocorra a situação esperada pela CBTU/Metro­rec, a empresa irá se posicionar a respeito de suas estratégias através da assessoria de Imprensa.

A esperança da suspensão da greve alimentada pela CBTU/Metrorec perde força nas palavras do presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sidmetro-PE), Lenival Oliveira. “Passamos todo esse tempo negociando nosso reajuste e a empresa não sinalizou nenhuma vez positivamente. Então, não acredito que vai ser agora que mudarão de ideia. No entanto, estamos abertos a novidades. Se nos apresentarem alguma pauta antes das 18h, a levaremos para a assembleia e discutiremos a permanência da paralisação. Porém, acho isso pouco provável porque é uma postura nacional”, analisou o sindicalista.

Além da Capital pernambucana, o Sindmetro-PE ga­rante que os metroviários dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Belo Horizonte, Alagoas e Rio de Ja­neiro também cruzarão os braços. De acordo com os trabalhadores, a CBTU não quer reajustar o salário. “Propõem o congelamento dos salários”, disse Lenival Oliveira. A proposta de 5,13%, feita pela categoria, é a menor, já que no início da campanha era de 15,13%. Agora, os profissionais dizem que não irão baixar mais. “Além de melhores vencimentos, queremos melhor condição de trabalho”, concluiu Oliveira.

Fonte :Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário