quinta-feira, 24 de maio de 2012

CRE apoia indicação de Ariano Suassuna para Nobel de Literatura


Autor de obras como O Auto da Compadecida, o escritor paraibano Ariano Suassuna poderá ser indicado pelo Brasil como candidato ao Prêmio Nobel de Literatura de 2012. Este é o objetivo do requerimento 234/12, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que foi aprovado nesta quinta-feira (24) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Por meio do requerimento, o senador solicita que a Presidência do Senado, “utilizando os meios diplomáticos competentes”, indique o nome de Susssuna à apreciação da Academia Sueca, como candidato brasileiro ao prêmio. Requer ainda que a instrução do pedido seja feita com colaboração do Ministério das Relações Exteriores.

Na justificativa de seu requerimento, Cunha Lima observa que a vida e a obra de Suassuna contêm “uma expressão filosófica que consegue transpor as limitações temporais e de gerações, conseguindo atingir todos os públicos e transportar-se pelos mais diversos e modernos meios de comunicação”. Ele recorda ainda que há traduções de obras do escritor para línguas como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês.

Ao apresentar seu voto favorável, o relator ad hoc do requerimento, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), disse que a comissão não poderia negar “apoio unânime” à proposta, no sentido de levar em consideração da Academia Sueca o nome do escritor.

Fonte :Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário