terça-feira, 15 de maio de 2012

Apesar da greve, metrô funciona no horário de pico


Os metroviários estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação, que teve início às 22h de ontem, foi decidida em assembleia realizada na quinta-feira passada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco. Uma nova assembleia acontece às 18 h de hoje na Estação Central do Recife.

Em Pernambuco, dos 1,7 mil trabalhadores operacionais e de manutenção, 70% aderiram ao movimento, afetando a rotina dos 270 mil usuários do metrô do Recife. No entanto, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) os maquinistas não aderiram à paralisação e os trens estão circulando nos horários de pico - das 5h às 9h e das 16h às 20h, em intervalos normais, nas linhas Centro e Sul. Apenas a linha Diesel não vai circular durante a greve e as estações só estarão abertas nos horários em que os trens estiverem circulando.

Na tarde de ontem, o  presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador André Genn, determinou que os metroviários mantenham 50% dos serviços nos horários de maior movimento, das 5h às 8h e das 17h às 20h, e de 30% no restante do dia. Caso a determinação não seja cumprida o sindicato receberá uma multa diária de R$ 5 mil.

A greve no estado em conjunto com outros sete sindicatos do país. Em Belo Horizonte, a paralisação começou na manhã de ontem. Nesta terça-feira também devem parar os metrôs do Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Bahia.

A medida é consequência da negativa do Governo Federal em aceitar a solicitação de reposição da perda salarial de 2011, quando os trabalhadores não tiveram sequer a reposição da inflação, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os salários foram congelados. Além disso, os funcionários também querem a implantação de um plano nacional de saúde.

A última rodada de negociação com o governo, através de reunião com os gestores e advogados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), aconteceu nos dias 7 e 8 de maio. "Mas nada foi decidido. Até que a situação mude, ficaremos de braços cruzados", concluiu Lenival José.

METROREC

Em resposta à decisão dos metroviários, o Metrô Recife informou na última semana - através da assessoria de imprensa - que vai aguardar um comunicado oficial para se pronunciar. Somente após a assembleia dos servidores de hoje, será montado um esquema especial de funcionamento para que os usuários não sejam prejudicados.

Ainda de acordo com o órgão, as negociações estão abertas. O transporte público é considerado um serviço essencial aos cidadãos, portanto, não pode parar.

Fonte:DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário