quinta-feira, 30 de junho de 2011

Arena Pernambuco via internet

Ainda neste ano, a Arena Pernambuco passará a ter um canal oficial na web para a exibição de imagens sobre a construção do estádio local para a Copa do Mundo de 2014. O projeto, idealizado pelo próprio Consórcio Arena Pernambuco Negócios e Participações Ltda, já está em desenvolvimento e deve entrar no ar em até três meses. A principal ação será a divulgação gratuita de vídeos montados a partir de fotografias sistemáticas de câmeras fixas no canteiro de obras em São Lourenço da Mata. De certa forma, a medida atende ao pleito do Comitê Organizador do Mundial 2014, feito em agosto do ano passado, para que todas as arenas tenham imagens em tempo real na internet.

Aqui, já foram instaladas duas câmeras. Uma delas fica em um imóvel desabitado no mirante do terreno, no mesmo ponto onde o Superesportes vem captando as imagens para a fotolegenda “Mirante da Arena”, presente em todos os capítulos da série, que chega à sua 11ª edição. A outra câmera foi colocada fora do terreno, englobando no mesmo ângulo o Rio Capibaribe, a área do estádio, Mata Atlântica e a zona urbana do Recife ao fundo. Os equipamentos já estão funcionando 24 horas por dia. Todas as atividades, como colocação de vigas, bases de concreto nas fundações, colocação e remoção de caminhões de areia e tratores, já estão sendo fotografadas - a sessão contínua começou pra valer no fim de maio.

As câmeras vêm registrando uma foto por hora, exatamente do mesmo ângulo, numa compilação que deve durar até dezembro do ano que vem, no prazo estipulado pelo governo do estado para a conclusão da arena. As duas câmeras podem ser reajustadas, com fotos em intervalos de 10 segundos ou de um dia. Em caso de trabalhos mais rápidos, o intervalo atual de 1 hora a cada foto poderia ser encurtado para apenas cinco minutos.

“Isso foi feito no Staples Center (ginásio multiuso onde joga o Los Angeles Lakers, time de basquete da NBA), com milhares de fotografias. A ideia é que a gente tenha um filme que mostre a evolução completa do estádio. O acompanhamento será dentro e fora do canteiro. No fim, a gente vai ter material para fazer um filme”, explicou Frederico Campos, diretor de marketing da Sociedade de Propósito Especifíco (SPE) do consórcio. Em conversas com a direção da Arena Fonte Nova - também em construção via Odebrecht -, o estádio baiano também poderá adotar a ideia.

Quando pronto, o site do estádio pernambucano deverá ter uma oferta regular de filmes produzidos a partir da soma das fotografias. Além da projeção gráfica do estádio, o novo portal terá links para as maiores redes sociais, como Facebook e no Twitter. O domínio do site, por sinal, ainda está sendo negociado, uma vez que endereços diretos como “www.arenapernambuco.com.br” já possuem outros proprietários na internet. Apesar de embrionária, as câmeras, já instaladas em caixas de proteção com cargas extras de bateria, têm também o objetivo de dar clareza ao processo, tamanha é quantidade de queixas Brasil afora sobre os atrasos. “Agora, o torcedor vai acompanhar visualmente a arena.

Fonte: Diario de Pernambuco
Superesportes

Um comentário: