segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Movimentação grande no primeiro dia de inscrições

Primeiro dia de inscrição e as 500 fichas disponíveis aos interessados em participar do processo seletivo do Programa de Qualificação Profissional e Continuada Acreditar foram todas distribuídas durante a manhã desta segunda-feira (24). Nas primeiras horas da manhã, uma fila já se formava em frente do Colégio Municipal Ministro Apolônio Sales, que teve que ser acomodada dentro da escola devido à chuva. Todos os presentes, em sua maioria homens, estão em busca de uma qualificação profissional e de uma colocação no mercado de trabalho tão promissor nos próximos meses em São Lourenço da Mata.

Quem conseguiu pegar uma ficha, passou por diversos processos de critério. Primeiro, foi atendido por uma equipe do Programa Bolsa Família, que apenas destacava os beneficiários, já que esses teem prioridade no Acreditar. Em seguida, tinham suas documentações conferidas pelo pessoal da Agência do Trabalho, preenchiam a ficha de inscrição e já se encaminhavam para responder as 10 questões de português e matemática que fazem parte do processo seletivo. “Cheguei aqui às 4h15mim da madrugada, enfrentei chuva, mas fui logo atendido. Tudo para conseguir uma profissão”, disse o desempregado Severino Nascimento, 36 anos, morador de Chã da Tábua, que se inscreveu para uma vaga no curso de armador.

O projeto Acreditar é desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura de São Lourenço da Mata, a construtora Odebrecht, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - o Senai. Estão sendo ofertadas gratuitamente vagas para as áreas de ajudante civil, armador, carpinteiro e pedreiro. Para a coordenadora do Programa Acreditar em São Lourenço, Helena Paiva, os interessados não precisam se preocupar que tem mercado para todo mundo.

“Até sexta-feira (28) estaremos distribuindo diariamente 500 fichas. Tudo depende do desempenho de cada um nas etapas do processo, que não são difíceis e que servem apenas para fazer uma triagem. Só posso dizer que vai ser contrato um número grande de profissionais, principalmente no cargo de ajudante civil”, explicou a coordenadora, que também lembrou que esse número de contratados depende da necessidade nas obras da construção da Cidade da Copa de 2014.

Na próxima sexta-feira (28) será afixada no Centro Social Urbano (CSU) a lista dos aprovados nessa primeira fase e que passarão a etapa seguinte, que consta de um exame médico e psicológico. Para participar dos cursos basta ser maior de 18 anos, ter nível fundamental e apresentar toda a documentação, inclusive carteira de trabalho, além de comprovante de residência de São Lourenço. As inscrições seguem até sexta-feira (28), das 8h às 17h, no Colégio Municipal Ministro Apolônio Sales, na Avenida Oito de Maio, em Chá da Tábua, próximo ao Ginásio de Esportes Pereirão.

Fonte: Prefeitura SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário