segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Coordenadoria da Mulher promove oficina para aprimorar trabalhos das artesãs locais

Dando continuidade ao ciclo de oficinas oferecidas às mulheres artesãs de São Lourenço da Mata, a equipe da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) trabalhou na manhã desta segunda-feira (31) a importância do tecido no processo artesanal. A capacitação aconteceu no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), na Avenida Dr. Francisco Correia, 643, no Centro, das 8h30 às 12h.

“Hoje mostramos às mulheres, por outro ângulo, as diferenças entre os tecidos, material bastante utilizado para fazer trabalhos manuais. Alertamos sobre os benefícios de cada um, como preço, qual se adequa melhor ao nosso clima, e fatores relacionados à cor e cheiro”, explicou a professora do departamento de ciência doméstica da UFRPE, Laura Duque.

Na ocasião, foram discutidos temas como autodeterminação, empreendedorismo e cooperativismo, tudo para reforçar a independência da mulher, evitando que ela entre ou retorne a um ciclo de violência doméstica. As oficinas são uma parceria pioneira entre a Coordenadoria da Mulher do município e a UFRPE, que vem acontecendo desde 2009.

A artesã Sônia Maria Barbosa, 49 anos, dos quais 37 dedicados ao artesanato, falou da importância em participar desses eventos. “É muito importante porque nos aperfeiçoamos e damos mais qualidades aos nossos produtos”, disse a dona de belíssimos colares e bolsas expostos na ocasião. Cerca de 20 artesãs participaram da oficina do CODAI, que também contou com a presença da secretária de Assistência Social, Nadja Santana.

Fonte: Prefeitura SLM

Nenhum comentário:

Postar um comentário