sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Estado vai construir 2.864 casas e São Lourenço será contemplado

O Governo do Estado de Pernambuco anunciou ontem a liberação de cinco lotes de terra localizados na Região Metropolitana do Recife para construção de 2.864 unidades habitacionais para o programa Minha casa, minha vida.

Juntos, os terrenos somam 135 hectares e estão divididos entre os municípios de Recife (Cordeiro), Olinda (Rio Doce e Peixinhos), Paulista (Artur Lundgreen) e São Lourenço da Mata (BR-408). Até o próximo dia 18 deste mês, a Cehab estará selecionando os melhores projetos das empresas interessadas. O resultado será divulgado no dia 20.

Segundo o diretor-presidente da Cehab, Amaro João da Silva, os três principais critérios da pré-qualificação são menor prazo de conclusão das obras (o máximo previsto pelo programa é de um ano), histórico de produção e melhor aproveitamento do terreno. O edital não menciona a cota de participação de micros e pequenas empresas. “As empresas selecionadas pela Cehab estarão automaticamente habilitadas a participar do programa e o seus projetos serão imediatamente encaminhados para a Caixa Econômica Federal”, explicou.

As unidades habitacionais do tipo 1 (casas) terão 35 metros quadrados (m²), área que deverá ser dividida em sala, cozinha, dois dormitórios e área externa com tanque. Já as do tipo 2 (apartamentos), ocuparão área total de 45 m², com sala, cozinha, área de serviço, banheiro, dois dormitórios.

Os edifícios poderão ser construídos de duas formas: com quatro pavimentos (inclui térreo) e 16 apartamentos por bloco ou com cinco pavimentos, com 20 apartamentos em cada.

A maior parte das unidades habitacionais, cerca de 2 mil, serão construídas no terreno do Parque Capibaribe II, situado na BR-408, no município de São Lourenço da Mata. A área cedida pelo Estado totaliza 127,85 hectares. “Neste local, deverá ser construído um conjunto habitacional que vai misturar casas e apartamentos. Nas demais localidades, os projetos terão apenas apartamentos”, explica Amaro.

Conforme garantiu o gerente de programas habitacionais da Cehab, Ana Kelly Nóbrega, desde que o Minha casa, minha vida foi lançado nacionalmente, várias empresas procuraram a companhia para obter informações sobre como participar do programa. “Estamos aguardando que esta procura seja maior agora que publicamos o aviso de chamada pública no Diário Oficial”, comentou.

As interessadas deverão apresentar seus projetos na sede da Cehab, localizada na Rua Odorico Mendes, nº 700, sala 211, em Campo Grande. Os horários de atendimento vão das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Do Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário