terça-feira, 24 de novembro de 2009

Labanca se reúne com diretores da rede de ensino municipal e anuncia concurso e metas para 2010

O prefeito Ettore Labanca participou, nesta segunda-feira (23), de mais uma reunião com os diretores da rede municipal de ensino. O encontro, que durou mais de três horas, serviu para que o gestor e o secretário de Educação, Amaro Barbosa, apresentassem as metas que deverão ser cumpridas ao longo de 2010. Na pauta, foram discutidos o calendário escolar do próximo ano, a política de prestação de contas, e o anúncio de cursos de capacitação para os professores.

Durante a reunião, que também contou com a participação da vice-prefeita Íris Moura, e dos secretários de Governo, Maciel Rogério, de Comunicação Social, Renata Gondim, de Administração, Severina Brito, e a adjunta de Educação, Rosane Santana, além do diretor do Petronila Campos, Eduardo Feitosa, o prefeito ainda anunciou que será rigoroso em relação aos professores readaptados.

“No início do ano que vem todos esses professores irão passar por uma nova junta médica para verificar se realmente precisam estar afastados das salas de aula por motivo de saúde. E se não podem ensinar, deverão assumir funções administrativas. Mas todos deverão cumprir o horário de expediente”, disse. Hoje, são 27 professores readaptados em caráter temporário, e 3 definitivos.

Labanca ainda orientou as diretoras sobre a necessidade de fechar o cerco aos professores faltosos. Desde o segundo semestre, todas as faltas são descontadas em folha, mas ainda assim, segundo algumas diretoras, existem casos de professores efetivos que só trabalham três dias por mês.

“Isso não pode mais acontecer, porque as crianças são as principais prejudicadas. A partir de agora, dependendo do caso, esses professores responderão a inquéritos administrativos e poderão ser afastados do quadro da Prefeitura”, enfatizou o prefeito.

CONCURSO

A boa notícia do encontro ficou por conta do anúncio de um concurso para professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, que deverá acontecer já em janeiro. Apesar de o número de vagas ainda não está definido, o concurso será dividido em três categorias: zona urbana, rural e loteamentos.

“Eu quero dizer que o contrato de todos esses professores temporários (da 1ª a 4ª série) acabam no dia 31 de dezembro. Tem professores que estão trabalhando dessa forma há mais de oito anos, e isso é ilegal. Em fevereiro, nós já teremos novos professores efetivos, que serão concursados em janeiro. O contrato será imediato”, afirmou Labanca.

O prefeito ainda garantiu que ainda em 2010 um novo concurso será feito para professores de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. “Esse foi um ano muito difícil, mas nós conseguimos fazer com que a educação não caísse de qualidade. E essa foi uma conquista de todos vocês diretores e professores, sempre dinâmicos, dedicados e cumpridores de suas funções. Para o ano esperamos enfrentar menos dificuldades, e garantir um ensino ainda melhor”, finalizou ele.

Fonte:Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário