segunda-feira, 23 de novembro de 2009

São Lourenço será alvo de campanha de doação de sangue para o Hemope, no próximo dia 3 de dezembro

O ato de salvar uma vida é algo que eleva o bem-estar não só para quem é salvo, mas também para quem promove este salvamento. Com este objetivo em mente é que a Fundação Hemope trabalha há mais de 30 anos com campanhas de doação de sangue. E os cidadãos de São Lourenço da Mata poderão contribuir para isso no próximo dia 03 de dezembro, quando um posto itinerante do Hemope será instalado no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), no centro do município.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, alunos e educadores da Escola Estadual 10 de Agosto estão realizando esta camapnha junto ao Hemope. O objetivo é conscientizar as pessoas da importância de alimentar o banco de sangue do Hemope, o mais importante do estado. A ação acontecerá das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h. O Codai fica na avenida Francisco Correia, 64, centro.

Para doar, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, e ter boa saúde. Além disso, é preciso apresentar algum documento oficial de identificação com fotografia (identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista). O doador também não pode ter tido hepatite, malária ou doença de chagas, além de doenças sexualmente transmissíveis (sífilis, AIDS, etc).

O Hemope também recomenda as pessoas que forem doar de não ingerir bebida alcoolica 24 horas antes do procedimento.
Comparecer ao local da doação bem alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos. Para aqueles que já doam regularmente, é preciso obedecer ao intervalo de doação, que é de 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para as mulheres. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar, assim como pessoas que esteja fazendo uso de medicação controlada.

Para outras informações basta ligar gratuitamente para o Disque Doação de Sangue do Hemope, pelo 0800-081-1535.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário