terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cidade da copa vai criar nova centralidade, diz Siqueira

“A viabilização do Projeto Cidade da Copa vai significar a criação de uma nova centralidade. Isso porque a localização da arena de esportes nos limites de São Lourenço da Mata e Camaragibe com a Zona Oeste do Recife vai desafogar um pouco a Capital e gerar a oportunidade de criação de um novo pólo de desenvolvimento no espaço metropolitano”, afirmou o vereador Luciano Siqueira na abertura dos trabalhos.
Siqueira, que preside a Comissão, fez questão de ressaltar que a realização do projeto Cidade da Copa se dá em um momento muito promissor na vida do Estado de Pernambuco. “Nós assistimos hoje ao início de um novo ciclo de crescimento econômico no Estado determinado, sobretudo, pelos grandes projetos industriais de ponta sediados no Complexo Portuário de Suape, com impactos positivos sobre a economia de Pernambuco como um todo e sobre o espaço metropolitano em particular”, disse o parlamentar.

Para o vereador, projetos como esse demonstram que é preciso explorar ao máximo as possibilidades de ações conjuntas e de interveniência dos governos estadual e federal, bem como dispositivos legais, como a Lei dos Consórcios Públicos. “É nesse espírito que a Comissão pautou a avaliação crítica do projeto Cidade da Copa, que não é do Recife, mas que funciona como se fosse do Recife. Uma discussão que se revela como algo natural, oportuno e correto e quem sabe sujeita a produzir bons resultados como tem sido a nossa prática com as audiências públicas”, concluiu.

CIDADE DA COPA

Ao apresentar o projeto, o secretário da Casa Civil, do Governo do Estado, Ricardo Leitão, disse que São Lourenço da Mata reunia as melhores condições para a definição do local onde será instalada a arena de esportes. “Ficará a 19 quilômetros do aeroporto internacional e a três quilômetros do TIP”, afirmou, adiantando que o projeto ocupará um terreno de 260 hectares pertencente ao Governo do Estado. “A arena vai ocupar 60 hectares desse total. No restante da área será implantado um projeto habitacional com nove mil unidades, com capacidade para atender a 35 mil pessoas. Será maior do que cerca de 70% dos municípios pernambucanos”, ressaltou Leitão.

O gerente de Parceira Público-Privada (PPP) do Estado, Sílvio Bompastor, destacou o caráter econômico e financeiro do projeto. “A arena da Copa do Mundo será a próxima PPP de Pernambuco a ser negociada. A concessão prevê três anos de construção e 30 anos de operação. O edital já está pronto e será publicado no dia 21 de dezembro”, assegurou.

Além do secretário Ricardo Leitão e do gerente Sílvio Bompastor, participaram da mesa o secretário de Esportes do Estado, George Braga, o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler e o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira. Também estiveram presentes o gerente da Agência Condepe/Fidem, Luís Quental Coutinho, o presidente do Sport Club do Recife, Sílvio Guimarães, o presidente do Santa Cruz ,desembargador Bartolomeu Bueno, secretários da PCR e de vários municípios da RMR, representantes da Galvão Engenharia, CTTU, Sanear, Prefeitura de São Lourenço da Mata, da Faupe, Unicap, Ademi, CREA, DER-PE, além da vereadora Aline Mariano (PSDB).

Fonte: Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário