quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Palestra e caminhada marcam as comemorações do Dia da Consciência Negra no município

As comemorações para o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) tiveram início na manhã desta quinta-feira (19). Um evento na Câmara de Vereadores lembrou a luta de toda a população pela igualdade racial. Às 9h, foi oferecido um café da manhã para todos os presentes. Adolescentes do Projovem e crianças do Peti participaram das atividades. Em seguida, uma apresentação cultural, desenvolvida por integrantes do Projovem, lembrou a vida de Zumbi dos Palmares. Também nas paredes do local, foram expostos alguns trabalhos realizados pelos adolescentes.

A abertura do evento ficou por conta da vice-prefeita, Íris Moura, que falou da importância de se lembrar esta data. “A Prefeitura não deixa passar essas datas importantes, principalmente sobre temas voltados para a cidadania. A igualdade racial e o preconceito precisam sempre ser discutidos, principalmente com os jovens, que tem muito a ensinar e aprender”, lembrou.

Para compor a mesa também estavam presentes a secretária de Assistência Social, Nadja Santana, a secretaria-adjunta da pasta, Zaneide Calábria, a secretaria-adjunta de Educação, Rosane Santana, os vereadores Ricardo Sátiro, Antônio Barros e Gilberto Monteiro, a diretora do Projovem, Betânia Soares, e Ladjane Carvalho, do Sesc Ler em Tiúma e Girlana Diniz, palestrante convidada. Além dos adolescentes do Projovem e das crianças do Peti, várias entidades ligadas à cultura afro marcaram presença no evento.

Em sua palestra, Girlana Diniz ressaltou que esta luta não pode se limitar a eventos como esse. Para ela, é preciso se conscientizar que esta discussão seja realizada no dia-a-dia. “Não podemos pensar que as coisas não vão mudar. As políticas públicas devem se preocupar com esta questão racial, não apenas nas questões de cotas em universidades, por exemplo, mas tratar do assunto de forma mais ampla”, ressaltou.

CAMINHADA

E nesta sexta-feira (20), as comemorações continuam. A partir das 14h, em frente à Prefeitura, no Alto da Igreja Matriz, haverá a concentração para uma caminhada sobre o Dia da Consciência Negra. A marcha seguirá pelas principais ruas do município e volta ao local da concentração, onde haverá apresentações culturais.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário