sexta-feira, 8 de maio de 2009

Toyoteiros receberão terminal em novembro

Fotos: Adriana Noya

Acordo foi firmado na manhã de hoje, durante reunião com a categoria
.
Os toyoteiros do Estado irão contar, a partir de novembro, com um terminal integrado de passageiros, que será construído no bairro de Tiúma. Este foi o saldo do encontro realizado na manhã de hoje, que contou com a participação do prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), do secretário estadual de Articulação Social, Waldemar Borges, do diretor-regional do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Eugênio Morais, além de representantes do consórcio Grande Recife e da Secretaria de Fazenda, com a categoria.
.
Coube ao prefeito ceder o terreno do novo terminal, que será construído no mesmo local onde hoje os toyoteiros atuam sem nenhuma estrutura de apoio, e que representa o limite de acesso dos veículos a Região Metropolitana do Recife. “O terminal terá alojamento, refeitório, banheiros, estacionamento para mais de sessenta toyotas e uma integração (de ônibus). É o que o governador determinou para atendê-los, porque, do jeito que estava, não resolvia o problema deles (dos toyoteiros). Eles estão dormindo nos carros no meio da rua, sendo ameaçados de roubo”, afirmou Labanca.
.
Segundo o presidente da Associação dos Toyoteiros, Célio Roberto, atualmente, cerca de 240 veículos que fazem as linhas da Mata Norte e do Agreste Setentrional passam pelo terminal de Tiúma, levando cerca de três mil pessoas por dia. E há cerca de 20 anos o grupo faz o transporte na região em condições de trabalho inadequadas. “Esse resultado (da reunião) vai ficar mais concreto quando a gente fizer o primeiro Encontro Estadual de Transporte Complementar, entre 10 e 12 de julho, em Arcoverde, que reunirá mais de três mil veículos”, explicou Célio.
.
De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Eugênio Morais, nos próximos 15 dias, novos encontros deverão ser marcados para tratar de outras reivindicações dos toyoteiros, como a autorização de vans para participarem desse terminal integrado. “Estamos recriando e fazendo novas linhas municipais, reorganizando o tráfego de pontos intermunicipais de Pernambuco para que nós possamos, a partir de 2011, quando vence todos os contratos em andamento, fazer a licitação de todo o transporte intermunicipal do Estado”, disse Morais.
.
Outro benefício que o Governo do Estado pretende dar aos toyoteiros é a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Segundo o secretário estadual de Articulação Social, Waldemar Borges, a idéia do governador é de que os toyoteiros devem ter “o mesmo tratamento que os taxistas, porque eles também fazem o transporte de pessoas que não tem veículo próprio e precisam recorrer a esse transporte para se locomover”.
.
“É uma determinação do governador de que a isenção seja adotada. Agora, é preciso definir exatamente o segmento que será atendido para essa isenção, porque como se trata de uma modificação na lei e se destina a um grupo específico, temos que tomar todos os cuidados pra que isso não possa deixar furos capazes de desvirtuar o objetivo dessa isenção”, argumentou Borges.
.
A Secretaria Estadual da Fazenda enviará para a Assembléia Legislativa de Pernambuco um projeto de emenda a lei, beneficiando as toyotas alongadas, que fazem transporte de até doze passageiros.
.
Renata Gondim – Secretária de Comunicação
.
Manoel Guimarães – Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário