sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ministério da Saúde faz campanha de vacinação contra hepatite B

Pernambuco é um dos onze estados brasileiros que tem cobertura vacinal contra a doença abaixo de 50%

Durante toda esta semana (18 a 24 de maio), crianças e adolescentes serão vacinadas contra a hepatite B. A campanha é do Ministério da Saúde e mobiliza os onze estados brasileiros onde a cobertura vacinal da doença está abaixo de 50%. Em Pernambuco, terão prioridade os municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Olinda, Paulista, Petrolina, São Lourenço da Mata, Gameleira, Bom Conselho, Goiana e Garanhuns.

A campanha cobre apenas a faixa etária de 10 a 19 anos porque as crianças nascidas desde 1998 passaram a contar com a imunização obrigatória contra a doença. A vacinação será feita inicialmente dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), que já prevê uma série de ações para promover a saúde, como exames oftalmológicos, odontológicos e avaliação nutricional. A vacina contra hepatite B é aplicada em três doses e é a forma mais eficiente de prevenção.

Na última década foram notificados 90% mais casos da doença do que na década anterior. Foram 6.089 casos registrados em 1997 e 11.560 dez anos depois. No período entre 1999 e 2008, o Brasil inteiro registrou um total de 107.346 casos. Em Pernambuco foram 243 notificações, sendo 93 delas no Recife, 36 em Jaboatão dos Guararapes e 22 em Caruaru. Os municípios de Olinda e Paulista tiveram 20 registros cada. Petrolina e São Lourenço da Mata registraram 14 ocorrências cada.

DOENÇA

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou por alguma reação do organismo a substâncias tóxicas como álcool ou medicamentos. Por não apresentar sintomas, a hepatite normalmente não chama a atenção das pessoas. Além da vacina, é possível se prevenir contra a doença usando camisinha nas relações sexuais, exigindo equipamentos descartáveis na hora de fazer piercings ou tatuagens e usar utensílios esterilizadas na manicure. Lâminas de barbear e escovas de dente também não devem ser compartilhados.

Informações sobre testagem, detecção e tratamento podem ser obtidas nas unidades de saúde pública.

SERVIÇO - Disque Saúde - 0800 61 1997.


Nenhum comentário:

Postar um comentário