quarta-feira, 13 de maio de 2009

Servidores participam de capacitação sobre leptospirose

Os servidores da saúde da prefeitura de São Lourenço da Mata participam nesta quinta-feira (14) de uma capacitação para tratar da leptospirose, a popular doença do rato. O curso é oferecido pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado, em virtude do início do período de chuvas e do aparecimento de casos da doença. A reunião de atualização, manejo clínico e sinais de gravidade da leptospirose acontece no auditório do Hospital da Restauração, no centro do Recife, a partir das oito horas da manhã.

Em pauta, a importância do diagnóstico da epidemia, o manejo clínico e os sinais de gravidade da leptospirose, o diagnóstico diferencial da dengue hemorrágica e a coleta do exame laboratorial da doença. Professores, sanitaristase médicos de doenças infecciosas realizarão a capacitação. Após as palestras, haverá um debate de cerca de meia hora sobre o que foi apresentado.

Os principais sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça e dores musculares, principalmente na perna. Eles aparecem após o contato físico até 30 dias antes do aparecimento dos sintomas, com áreas alagadas, com lama ou esgoto, que se tornam locais freqüentes na ocorrência de chuvas e enchentes. Nos últimos anos, houve uma redução na taxa de letalidade da doença. Passou de 17,2% em 2004 para 6,1% em 2008. Porém, a leptospirose continua sendo um grande problema para a saúde pública. A doença tem cura, e a melhor solução é fazer diagnóstico e tratamento precoces.

Renata Gondim - Secretária de Comunicação

Manoel Guimarães - Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário