quarta-feira, 27 de maio de 2009

Secretaria de Educação realiza pré-conferência no Engenho Concórdia

A terceira e última pré-conferência de Educação promovida pela Prefeitura de São Lourenço da Mata começa nesta quinta-feira (28), no Engenho Concórdia. O enfoque será a educação no campo, e contará com a participação da conselheira estadual Edla Soares, que fará palestra sobre a “Educação Básica na Perspectiva do Campo”. Os debates seguem até a sexta-feira (29), e antecedem a Conferência Municipal da Educação, marcada para os dias 11 e 12.

A expectativa da Secretaria de Educação do município é que cerca de 80 pessoas participem da pré-conferência. São esperados professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais de alunos, associações e integrantes de movimentos sociais, como a Federação dos Trabalhadores de Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e do Movimento dos Sem Terra (MST). A discussão ocorre das 8h às 17h, nos dois dias, na Escola Jonas de Andrade, uma escola de assentamento, que possui 310 alunos. Propostas para 15 escolas do campo, o equivalente a cerca de três mil alunos, serão levantadas.

Outras duas pré-conferências ocorreram neste mês, em Tiúma e no Centro de São Lourenço da Mata. “Vamos pegar todas as propostas que foram levantadas nessas três pré-conferências e consolidar tudo numa proposta para a Conferência de junho”, explica a secretária-adjunta da Educação, Rosane Santana. A idéia da Secretaria é disponibilizar todas as propostas após a terceira pré-conferência. “A população poderá conferir as propostas, e caso sinta falta de algum tema, poderá levar para discussão na Conferência Municipal”, sugere Rosane.

O debate municipal antecede a Conferência Nacional, marcada para 2010. Os municípios têm até o mês de junho para organizarem seus encontros. Já o prazo para os Estados encerra no segundo semestre.

Renata Gondim - Secretária de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário